Rosa Weber condena Collor por corrupção e lavagem de dinheiro
Rosa Weber, presidente do STF, definiu placar de 8x2 pela condenação do ex-senador Fernando Collor no caso das propinas da BR Distribuidora

A presidente do Supremo Tribunal Federal(STF), Rosa Weber, votou pela condenação do ex-senador Fernando Collor pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) acusava Collor de aceitar vantagem financeira para viabilizar, de forma irregular, um contrato da BR Distribuidora.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasA empresa teria negociado com a Derivados do Brasil a troca de bandeira de postos de combustíveis. Na negociação, Collor teria levado cerca de R$ 20 milhões.
Rosa Weber concordou com a tese do ministro André Marques sobre a desclassificação da denúncia de organização criminosa e pela condenação por associação criminosa. Após proferir seu voto, a presidente do STF suspendeu novamente o julgamento.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesNa quarta-feira (24/5), a Corte formou maioria para condenar o político por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O julgamento foi suspenso antes do voto de Rosa Weber.
O relator do caso, ministro Edson Fachin, votou por uma pena de 33 anos, 10 meses e 10 dias de prisão, além de 270 dias-multa. Os ministros, no entanto, ainda vão decidir sobre a sentença.
Votaram pela condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Os ministros Kássio Nunes Marques e Gilmar Mendes votaram pela absolvição de todos os julgados no caso.
















