metropoles.com

A reação de um ministro do STF às declarações de Lula sobre Israel

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça soltou o verbo após Lula comparar atos praticados por Israel aos de Hitler

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal STF André Mendonça Lula
1 de 1 O ministro do Supremo Tribunal Federal STF André Mendonça Lula - Foto: Gustavo Moreno/STF

Um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) demonstrou especial incômodo com a declaração de Lula comparando os atos praticados por Israel aos de Hitler durante o nazismo. A interlocutores próximos André Mendonça se disse perplexo com a fala do presidente.

Para o magistrado, o comentário de Lula foi desproporcional e injusto. Uma coisa, na visão de Mendonça, seria o presidente criticar atos praticados pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Outra, abordar a questão dessa forma. Em um culto, o ministro do STF chegou a afirmar que “o maior erro é apoiar grupo terrorista”.

Viagem a Israel

Em janeiro deste ano, antes das declarações de Lula, André Mendonça viajou a Israel para acompanhar a situação do país após o ataque terrorista em massa promovido pelo Hamas, em 2022. As passagens e hospedagens foram custeadas pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e pela organização Stand With Us Brasil.

Ao todo, sete magistrados de tribunais superiores participaram da viagem. Mendonça foi o único representante do STF. Veja, abaixo, outros ministros que participaram da agenda em Israel.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?