
Paulo CappelliColunas

Por que Tagliaferro não ficará preso como Zambelli
Ao contrário de Carla Zambelli, Eduardo Tagliaferro foi liberado pelas autoridades italianas após prestar esclarecimentos
atualizado
Compartilhar notícia

Ex-assessor de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Tagliaferro foi detido na Itália nesta quarta-feira (1º/10) para prestar esclarecimentos no inquérito que apura, no Brasil, o vazamento de conversas entre assessores do ministro.
Ao contrário de Carla Zambelli (PL-SP), porém, o ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE foi liberado pelas autoridades italianas. Ele vai acompanhar em liberdade a análise do pedido de extradição feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Dois pontos cruciais justificam a diferença no tratamento dado pela Justiça italiana aos dois brasileiros. O primeiro remete ao fato de que Tagliaferro não foi incluído, como a deputada, na lista de procurados da Interpol, a pedido de Alexandre de Moraes.
Além disso, o ex-assessor não tem condenações judiciais no Brasil, enquanto Zambelli foi sentenciada pelo STF a 15 anos e três meses de prisão em duas ações penais.
A parlamentar foi condenada por invasão e inserção de dados falsos no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Zambelli fugiu para a Itália em julho e foi presa em agosto. A Justiça italiana analisa o pedido de extradição feito pelo STF no caso da deputada.





