metropoles.com

PL lança ofensiva contra as duas únicas prefeituras do PT no RJ

Em Maricá e Japeri, PL de Bolsonaro se mobiliza para tentar impedir que o PT de Lula continue à frente do Executivo municipal

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Montagem colorida com imagens de Lula e Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Montagem colorida com imagens de Lula e Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O PL lançou uma ofensiva contra as duas únicas prefeituras do Rio de Janeiro comandadas pelo PT. Em Maricá e Japeri, o partido de Bolsonaro se mobiliza para tentar impedir a permanência da esquerda no Executivo municipal nas eleições de outubro.

Em Maricá, o deputado federal e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, será o candidato apoiado por Lula. Administrada pelo PT desde 2008, a cidade é considerada um polo de resistência ao crescente avanço da direita no Rio de Janeiro.

O vice de Quaquá na disputa será o presidente do PT no estado, João Maurício, o Joãozinho, secretário de Governo de Maricá. Para enfrentar Washington Quaquá, o PL escalou o vereador Ricardinho Netuno. Em março, Bolsonaro esteve em Maricá e declarou seu apoio ao vereador. Quaquá, contudo, é considerado favoritíssimo à reeleição.

A disputa em Japeri, por sua vez, tem gerado uma expectativa maior no PL. O candidato do partido no município será o vereador Tiago Careca, que conta com o apoio dos senadores Flávio Bolsonaro, Romário e do presidente estadual do partido, Altineu Cortes.

Careca vai enfrentar a atual prefeita, Fernanda Ontiveros, que se elegeu pelo PDT e migrou para o PT em 2023. Antes da atual gestão, o PT jamais havia comandado a prefeitura de Japeri.

A disputa na cidade dividiu também políticos influentes na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O atual presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União Brasil), declarou apoio a Tiago Careca. O antecessor, deputado André Ceciliano (PT), defende a reeleição da prefeita Fernanda Ontiveros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?