Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

O que Hugo Motta diz sobre projeto que equipara PCC e CV a terroristas

Presidente da Câmara, Hugo Motta fez considerações sobre projeto de lei que equipara facções do narcotráfico a organizações terroristas

28/05/2025 07:00, atualizado 28/05/2025 11:54
Compartilhar notícia
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Hugo Motta pl terroristas

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) afirmou à coluna que ainda não há previsão de pautar a votação do texto que equipara facções criminosas como PCC e Comando Vermelho a grupos terroristas. O regime de urgência do projeto foi aprovado na segunda-feira (26/5) pela Casa.

Questionado se apoia o projeto, Hugo Motta disse que ainda há “questões a serem debatidas” antes de a proposta ir à votação. “Quero ver o relatório antes”, informou o presidente da Câmara.

O que Hugo Motta diz sobre projeto que equipara PCC e CV a terroristas - destaque galeria
5 imagens
O presidente Lula
Lula e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski
Deputado Danilo Forte
O que Hugo Motta diz sobre projeto que equipara PCC e CV a terroristas - imagem 5
Governo Lula é contra classificar narcotraficantes como terroristas
1 de 5

Governo Lula é contra classificar narcotraficantes como terroristas

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
O presidente Lula
2 de 5

O presidente Lula

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Lula e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski
3 de 5

Lula e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski

Igo Estrela/Metrópoles
Deputado Danilo Forte
4 de 5

Deputado Danilo Forte

Marina Ramos/Câmara dos Deputados
O que Hugo Motta diz sobre projeto que equipara PCC e CV a terroristas - imagem 5
5 de 5

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

De autoria do deputado Danilo Forte (União-CE), o texto amplia o conceito de “terrorismo” para incluir grupos criminosos que “exerçam domínio, controle social e poder paralelo ao Estado em qualquer espaço territorial”. O texto visa a estabelecer punições mais severas a narcotraficantes.

“O terrorismo é motivado por xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião ou para impor domínio ou controle de área territorial, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado”, descreve o parlamentar.

O texto prevê a antecipação da responsabilização penal, permitindo enquadrar atos preparatórios como crimes, aumento de pena se o ato for cometido por meio de recurso cibernético e, ainda, bloqueio de bens e valores dos acusados, inclusive com ajuda de órgãos estrangeiros.

Em reunião com integrantes do governo Trump, o Ministério da Justiça e Segurança Pública se manifestou contra classificar PCC e CV como organizações terroristas, alegando que a atuação de narcotraficantes não se enquadra dessa forma.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters