Paulo Cappelli

Número de suicídios entre policiais supera homicídios fora de serviço

Novo Anuário da Segurança Pública revela que mais agentes tiraram a própria vida do que foram assassinados na folga em 2024

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Policiais
1 de 1 Policiais - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Pela primeira vez, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que mais policiais civis e militares morreram por suicídio do que assassinados fora de serviço. De acordo com os dados de 2024, “policiais civis e militares morreram mais por suicídio do que por homicídio na folga”, aponta o levantamento.

O documento também chama atenção para o impacto da saúde mental nas corporações, indicando que o tema “precisa estar na centralidade das políticas de segurança pública”. O número de mortes de policiais em serviço também permanece elevado, com 126 agentes mortos fora da folga e 46 em horário de trabalho, segundo o anuário.

Ainda segundo o estudo, a maioria dos agentes vítimas de homicídio doloso são homens, negros, com idades entre 40 e 49 anos: “98,4% homens, 65,4% negros, 32,8% na faixa dos 40 a 49 anos”. Além disso, “93,9% das mortes ocorreram com arma de fogo” e “77,2% em via pública”.

O levantamento mostra que a pressão psicológica, jornadas exaustivas e exposição constante a situações de risco são alguns dos fatores apontados como gatilhos para o adoecimento mental.

O anuário destaca também que “os dados reforçam a necessidade de políticas específicas de prevenção, acolhimento e cuidado psicológico para integrantes das forças de segurança”.

Outro ponto citado é o reflexo da violência para além da corporação. Em muitos casos, os suicídios acabam invisíveis nos balanços de criminalidade, dificultando a criação de políticas de apoio.

“O suicídio é um fenômeno complexo que envolve múltiplos fatores individuais, institucionais e sociais”, alerta o relatório.

A publicação defende ainda que é preciso fortalecer programas de escuta, ampliar equipes de apoio psicológico e garantir o sigilo dos atendimentos para reduzir o estigma entre os policiais que buscam ajuda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?