metropoles.com

Moraes manda soltar youtuber preso em março após PF isentá-lo do 8/1

Alexandre de Moraes determinou libertação com base em relatório da PF que diz não haver confirmação de envolvimento em atos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Lula Moraes Bismark Fugazza bolsonarista
1 de 1 Lula Moraes Bismark Fugazza bolsonarista - Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes mandou soltar, nesta quinta-feira (15/6), o youtuber Bismark Fábio Fugazza, do canal Hipócritas. Ele estava preso desde o dia 17 de março por supostamente ter ajudado a financiar os atos do dia 8 de janeiro.

A liberdade provisória foi concedida com base em relatório da Polícia Federal. Nele, a PF diz não haver comprovação de que Fugazza teria participado ou financiado os atos.

A PF chegou a cumprir mandados de busca e apreensão tendo Fugazza como alvo. “Não foi possível evidenciar, de maneira minimamente razoável, que Bismark tenha praticado ou promovido a prática dos atos atentatórios às instituições democráticas ocorrido no dia 08/01/2023”, diz o relatório.

No dia 29 de maio, a própria Procuradoria Geral da República solicitou a revogação da prisão preventiva do comediante. Fugazza estava preso no Complexo Médico Penal do Paraná e foi libertado na manhã desta quinta.

Ele havia sido preso no Paraguai. No mandado de prisão, Moraes alegava que o youtuber havia incentivado atos de violência contra Lula e o Supremo Tribunal Federal (STF). 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?