Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Lulinha "abriu portas" do governo para o Careca do INSS, diz CPMI

Relatório final da CPMI do INSS aponta que Lulinha "potencializou a abertura de portas no Governo Federal para os interesses ilegítimos".

27/03/2026 13:15
Compartilhar notícia
Arte Metrópoles/Reprodução
NAO ULTILIZAR FOTO

O relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aponta que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, teria atuado como facilitador do acesso de empresários investigados a estruturas do governo federal.

Segundo o documento, Lulinha teria atuado como um elo entre o governo e a lobista Roberta Luchsinger e Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Antonio é apontado pela comissão como integrante de um esquema de desvios multimilionários de recursos de aposentados e pensionistas.

Lulinha “abriu portas” do governo para o Careca do INSS, diz CPMI - destaque galeria
5 imagens
Lulinha e Roberta Luchsinger
Lulinha
Lulinha “abriu portas” do governo para o Careca do INSS, diz CPMI - imagem 4
Empresas de Lulinha estão registradas em sala vazia
Lulinha e o Careca do INSS
1 de 5

Lulinha e o Careca do INSS

Arte Metrópoles/Reprodução
Lulinha e Roberta Luchsinger
2 de 5

Lulinha e Roberta Luchsinger

Arte/ Metrópoles
Lulinha
3 de 5

Lulinha

Danilo M. Yoshioka/ Especial Metrópoles
Lulinha “abriu portas” do governo para o Careca do INSS, diz CPMI - imagem 4
4 de 5

Danilo M. Yoshioka/ Especial Metrópoles
Empresas de Lulinha estão registradas em sala vazia
5 de 5

Empresas de Lulinha estão registradas em sala vazia

Reprodução/Metrópoles

De acordo com o relatório, a proximidade entre Lulinha e os investigados teria contribuído para “abrir portas” dentro do governo, favorecendo interesses considerados ilegítimos.

“A presença de Fábio Luís Lula da Silva junto à dupla de lobistas potencializou a abertura de portas no governo federal para os interesses ilegítimos de Roberta Luchsinger e Antônio Carlos”, diz o texto.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A comissão também menciona dados da Polícia Federal (PF) que indicariam o uso de recursos provenientes do suposto esquema para custear despesas pessoais, como passagens aéreas internacionais em classe executiva e hospedagens no exterior.

“Está provado que o dinheiro supostamente desviado de aposentados e pensionistas foi utilizado em benefício de Lulinha para a aquisição, por ‘Careca do INSS’, de passagens de primeira classe em voos internacionais”, afirma o relator, deputado Alfredo Gaspar.