metropoles.com

Latam e Gol viram alvo de inquérito por preço combinado de passagens

Representação encaminhada pela PGR ao Cade aponta uniformização nos preços de passagens da Latam e da Gol; prática é monitorada desde 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Latam e Gol
1 de 1 Latam e Gol - Foto: null

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu inquérito administrativo contra as companhias aéreas Gol e Latam pela suspeita de combinação de preços de passagens aéreas. A prática configura infração à ordem econômica, colocando em risco a livre concorrência do mercado.

Curiosamente, a alta no preço das passagens aéreas foi a principal vilã da inflação registrada em outubro.

O inquérito foi aberto nesta semana a partir de representação da Procuradoria-Geral da República (PGR). O caso foi enviado pelo procurador Claudio Gheventer ao representante do Ministério Público Federal (MPF) junto ao Cade, Waldir Alves.

Para observar a prática abusiva, o MPF realizou pesquisas de preços de passagens em datas aleatórias, com embarque para o dia seguinte e para seis dias depois.

Os trechos escolhidos foram São Paulo-Rio de Janeiro, (CGH-SDU), São Paulo-Brasília (CGH-BSB), São Paulo-Belo Horizonte (CGHCFN) e São Paulo-Curitiba (CGH-CWB). A escolha se deu por serem os trechos domésticos com maior fluxo de passageiros no Brasil e na América Latina. Em alguns trechos, o MPF detectou preços idênticos, inclusive em centavos, para até três voos das duas companhias.

“Para o trecho CGH-SDU, o valor de R$2.401,83 é o preço da passagem nos dois horários de voos oferecidos pela GOL (6:35h e 7:05h) e é também o preço da passagem no voo ofertado pela LATAM no horário de 6:25. Ou seja, ambas as companhias aéreas praticam, para três voos em um intervalo de 40 minutos, preços idênticos, com coincidência integral e inclusive centesimal”, destaca o MPF.

0

“Essa não é, todavia, a única coincidência de preços. A busca por passagens aéreas no dia 27/5/2023 para o trecho CGH-BSB retornou resultado parecido. O valor de R$3.083,93 é o preço da passagem aérea praticado por Latam e Gol em três voos – nos horários de saída de 6:00 (Latam), 6:05h (Gol) e 7:00h (Gol). Novamente, preços idênticos são praticados pelas concorrentes”, diz o procurador Waldir Alves.

A uniformidade nos preços cobrados pela Gol e pela Latam para os mesmos trajetos e datas vem sendo acompanhada pelo MPF no Rio de Janeiro desde 2019. Naquele ano, o MPF/RJ apresentou outra representação sobre a prática das duas companhias. Naquela ocasião, no entanto, o Cade entendeu que não havia indícios suficientes para abertura de inquérito administrativo.

Uma das possibilidades apontadas pelo MPF para a uniformização de preços entre Gol e Latam é a utilização de “algoritmos de precificação”. A ferramenta recomenda preços a partir da coleta de dados sobre características do cliente, condições do mercado e preços praticados pelos concorrentes.

Os algoritmos, porém, podem “ser utilizadas como mecanismos de eliminação da concorrência nos mercados em que são utilizados”, como observa o MPF.

Latam e Gol lideram o mercado de transporte aéreo no Brasil, seguidas pela Azul Linhas Aéreas. Segundo dados do MPF, entre maio de 2022 e abril de 2023, a Latam estabeleceu a liderança com 37,2% do mercado. A Gol detém 33,6%, enquanto a Azul aparece com 28,8%. Nesse período, a Latam e Gol registraram um crescimento de 21,1% e 19,1%, respectivamente. A Azul teve crescimento de 5%.

A Latam entrou em contato com a coluna e se manifestou por meio de nota:

“A Latam tomou ciência deste processo em 10 de novembro e responderá a todos os questionamentos dentro dos prazos estabelecidos.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?