Paulo Cappelli

Kim Kataguiri propõe “Lei Tremembé” contra lucro de condenados

Projeto de Kim Kataguiri proíbe que condenados, mesmo após cumprir pena, recebam qualquer vantagem econômica ligada ao crime

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Deputado Kim Kataguiri é entrevistado no estúdio Metrópoles
1 de 1 Deputado Kim Kataguiri é entrevistado no estúdio Metrópoles - Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) apresentou um projeto de lei intitulado “Lei Tremembé”, que prevê a proibição de condenados por crimes dolosos ou hediondos “a obtenção de qualquer vantagem econômica proveniente da exploração, divulgação, narrativa, dramatização ou quaisquer modalidades de utilização do crime praticado”. A proposta proíbe ganhos diretos ou indiretos, mesmo após a extinção da pena, tornando a vedação “permanente e irrestrita”.

O texto alcança produções audiovisuais, obras literárias, podcasts, entrevistas pagas, consultoria técnica para roteiros, licenciamento de imagem, direitos autorais e “qualquer forma de monetização, publicidade ou patrocínio relacionada ao crime”, inclusive em redes sociais. Também impede a prática por meio de terceiros, ao vedar repasses indiretos por familiares, empresas ou plataformas digitais com o objetivo de ocultar o beneficiário.

Kim Kataguiri propõe “Lei Tremembé” contra lucro de condenados - destaque galeria
4 imagens
O caso de Robinho será explorado na segunda temporada da série Tremembé
Cristian Cravinhos e Kelner Macêdo, ator que interpretou o ex-detento em Tremembé.
O jornalista, escritor e pesquisador Ullisses Campbell, um dos roteiristas de Tremembé
Marina Ruy Barbosa interpreta Suzane von Richthofen na série Tremembé, da Amazon Prime
1 de 4

Marina Ruy Barbosa interpreta Suzane von Richthofen na série Tremembé, da Amazon Prime

Reprodução/Prime Vídeo.
O caso de Robinho será explorado na segunda temporada da série Tremembé
2 de 4

O caso de Robinho será explorado na segunda temporada da série Tremembé

Reprodução/X
Cristian Cravinhos e Kelner Macêdo, ator que interpretou o ex-detento em Tremembé.
3 de 4

Cristian Cravinhos e Kelner Macêdo, ator que interpretou o ex-detento em Tremembé.

Reprodução/Internet.
O jornalista, escritor e pesquisador Ullisses Campbell, um dos roteiristas de Tremembé
4 de 4

O jornalista, escritor e pesquisador Ullisses Campbell, um dos roteiristas de Tremembé

Reprodução/Instagram @ullissescampbell

O projeto determina que valores obtidos ilegalmente sejam destinados às vítimas, a seus dependentes, ao Fundo de Assistência às Vítimas de Crime ou ao ressarcimento de despesas do Estado com a persecução penal. Cláusulas contratuais que tentem driblar a lei são consideradas nulas de pleno direito.

Além da proibição, a proposta prevê sanções a beneficiários e intermediários. Entre as punições estão multa administrativa de até 50 vezes o valor recebido, responsabilização civil por danos causados às vítimas e comunicação ao Ministério Público para apuração penal.

Segundo o texto, a lei também se aplicará a contratos firmados no exterior sempre que houver efeitos financeiros ou de divulgação no Brasil, permitindo bloqueio de ganhos internacionais decorrentes de obras que retratem crimes cometidos por condenados brasileiros.

A série Tremembé, do Amazon Prime Video, que retrata crimes de grande repercussão, reacendeu o debate sobre a monetização da notoriedade criminal.

Embora não haja pagamento direto aos retratados, a proposta mira o potencial de lucro e exposição pública decorrente desse tipo de obra e busca impedir que notoriedade criminosa seja transformada em negócio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?