Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Governador de SC recua após piada sobre transformar o Sul em país

Governador de SC diz que tem orgulho de ser brasileiro e critica repasses da União: "Brasília drena os nossos recursos e devolve migalhas"

17/06/2025 18:45
Compartilhar notícia
Geraldo Magela/Agência Senado
Governador Jorginho Mello

Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) recuou, nesta terça-feira (17/6), após propor, em tom de brincadeira, separar a região Sul do restante do Brasil.

“Temos dois candidatos à Presidência da República aqui [Ratinho Jr. e Eduardo Leite]. Daqui a pouco, se o negócio não funcionar muito bem lá para cima, nós passamos uma trena para o lado de cá e fazemos ‘o Sul é nosso país’, né?”, disse, aos risos, durante cerimônia do setor da construção civil na última quinta-feira (12/6).

Governador de SC recua após piada sobre transformar o Sul em país - destaque galeria
3 imagens
Eduardo Leite
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Jorginho Mello
1 de 3

Jorginho Mello

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Eduardo Leite
2 de 3

Eduardo Leite

Reprodução de vídeo de Isabella Cavalcante
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
3 de 3

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Cinco dias depois, Jorginho usou as redes sociais para esclarecer a fala. “Rapaz, fui brincar de colocar uma trena para tornar o Sul um país, e a polêmica se instalou”, escreveu no X (antigo Twitter).

Jorginho Mello afirmou ter orgulho de ser brasileiro e criticou a forma como os recursos arrecadados em Santa Catarina são redistribuídos pela União.

“O nosso problema não é com os outros Estados, é com a política de manutenção da pobreza. O nosso dinheiro vai para Brasília e volta em migalhas. Aqui, em Santa Catarina, volta 10% do que mandamos”, disse. “É justo que os mais ricos ajudem os mais pobres. Mas, se isso estivesse ajudando os estados mais pobres, tudo bem. O que vemos é que as regiões que mais precisam seguem abandonadas.”

Na publicação, o governador também mencionou o número crescente de migrantes que chegam ao estado. “Temos gente de todos os estados aqui. Muitos em busca de uma vida melhor. Estamos de braços abertos”, declarou.

A fala de Jorginho ocorre em meio à pré-campanha para as eleições de 2026, na qual os governadores Ratinho Jr. (PR) e Eduardo Leite (RS) são cotados como presidenciáveis.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters