Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Generais Heleno e Paulo Sérgio são presos e vão para celas do Exército

Os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira foram presos nesta terça (25/11) e levados para celas no Comando Militar do Planalto

25/11/2025 14:50, atualizado 25/11/2025 18:36
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles
General Augusto Heleno no STF - Metrópoles

Os generais Augusto Heleno [foto em destaque] e Paulo Sérgio Nogueira foram presos nesta terça-feira (25/11) e levados para celas em uma estrutura do Exército.

Um integrante da cúpula do Exército informou à coluna que as celas ficam no Comando Militar do Planalto (CMP), possuem cama, banheiro e ar-condicionado. Os espaços podem vir a ter, caso a Justiça autorize, televisão e frigobar.

Generais Heleno e Paulo Sérgio são presos e vão para celas do Exército - destaque galeria
3 imagens
Ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, chegou à Primeira Turma do STF. O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais sete aliados começou às 9h10 desta terça-feira (2/9) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Os cinco ministros da Turma analisam a ação penal sobre suposta trama golpista atribuída ao ex-chefe do Palácio do Planalto e sete réus que visou anular as eleições de 2022 e manter Bolsonaro no poder
Ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão
O presidente Jair Bolsonaro e o general Augusto Heleno
1 de 3

O presidente Jair Bolsonaro e o general Augusto Heleno

Andre Borges/Esp. Metrópoles
Ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, chegou à Primeira Turma do STF. O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais sete aliados começou às 9h10 desta terça-feira (2/9) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Os cinco ministros da Turma analisam a ação penal sobre suposta trama golpista atribuída ao ex-chefe do Palácio do Planalto e sete réus que visou anular as eleições de 2022 e manter Bolsonaro no poder
2 de 3

Ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, chegou à Primeira Turma do STF. O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais sete aliados começou às 9h10 desta terça-feira (2/9) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Os cinco ministros da Turma analisam a ação penal sobre suposta trama golpista atribuída ao ex-chefe do Palácio do Planalto e sete réus que visou anular as eleições de 2022 e manter Bolsonaro no poder

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão
3 de 3

Ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão

Hugo Barreto/Metrópoles

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Ambos os militares foram condenados no caso da trama golpista, que também culminou com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão. Heleno, que comandou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Bolsonaro, foi condenado a 21 anos. Nogueira, que foi ministro da Defesa, a 19 anos.

Condenação no STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou os generais de quatro estrelas Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira por participação em uma trama golpista destinada a reverter o resultado das eleições de 2022.

Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Heleno e Nogueira faziam parte do “núcleo crucial” de uma organização criminosa armada que planejava um golpe de Estado. Entre os crimes imputados a eles, estão: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Esta é a primeira vez, na história do Brasil, que generais são penalizados por tentativa de golpe de Estado.