Paulo Cappelli

EUA lamenta mortes de policiais no RJ e se coloca “à disposição”

O governo de Donald Trump enviou uma carta, nesta terça-feira (4/11), ao secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor dos Santos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Kevin Dietsch/Getty Images
Donald Trump - Tarifaço
1 de 1 Donald Trump - Tarifaço - Foto: Kevin Dietsch/Getty Images

O governo dos Estados Unidos (EUA) enviou uma carta, nesta terça-feira (4/11), ao secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, e se colocou “à disposição para qualquer apoio necessário” no combate ao tráfico de drogas.

No comunicado, o governo de Donald Trump enalteceu a atuação das forças de segurança do RJ e lamentou a morte de quatro policiais que “tombaram no cumprimento do dever” após a megaoperação contra o Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão.

O documento redigido em Washington e obtido pela coluna é assinado por James Sparks, do setor de Repressão às Drogas do Departamamento de Justiça dos EUA. Diz a mensagem:

“É com profundo pesar que expressamos nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever, durante a recente Operação Contenção no Complexo do Alemão.

EUA lamenta mortes de policiais no RJ e se coloca “à disposição” - destaque galeria
3 imagens
Cláudio Castro pode ter bens bloqueados a pedido do MPF
O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, quer apoio do Exército
Donald Trump, presidente dos EUA
1 de 3

Donald Trump, presidente dos EUA

Win McNamee/Getty Images
Cláudio Castro pode ter bens bloqueados a pedido do MPF
2 de 3

Cláudio Castro pode ter bens bloqueados a pedido do MPF

Agência Brasil
O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, quer apoio do Exército
3 de 3

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, quer apoio do Exército

Sabemos que a missão de proteger a sociedade exige coragem, dedicação e sacrifício, e reconhecemos o valor e a honra desses profissionais que deram suas vidas em defesa da segurança pública.

Neste momento de luto, reiteramos nosso respeito e admiração pelo trabalho incansável das forças de segurança do estado e nos colocamos à disposição para qualquer apoio que se faça necessário.

Receba, senhor secretário, nossos votos de força e consolo diante dessa irreparável perda. James Sparks, Drug Enforcement Administration.”

Governo Castro faz pedido a Trump

Como mostrou a coluna, a administração de Cláudio Castro enviou um documento ao governo Trump solicitando que o Comando Vermelho sofra sanções da Casa Branca e seja classificado como organização terrorista.

O governo Lula, contudo, é contra classificar facções do narcotráfico como terroristas, sob alegação de desalinho com o que determina a legislação brasileira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?