metropoles.com

Coronel exonerado do GSI perde apartamento funcional em Brasília

Coronel que integrava o GSI aparece nas imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto durante invasão do prédio em 8 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/GSI
Governo Lula documento secreto
1 de 1 Governo Lula documento secreto - Foto: Reprodução/GSI

O coronel André Luiz Garcia Furtado, militar reformado do Exército, vai ter de devolver o imóvel funcional que ocupava em Brasília.

Furtado coordenava o setor de Segurança de Instalações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Ele foi dispensado da função no dia 27 de abril.

O coronel da reserva é um dos militares que aparecem nas imagens do circuito interno do Palácio do Planalto durante a invasão do prédio no dia 8 de janeiro.

A divulgação das imagens resultou na exoneração do então ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias. Outros 58 integrantes do gabinete foram dispensados, entre eles, o próprio Furtado.

Furtado havia sido nomeado para o GSI em 2020, pelo então ministro do órgão, general Augusto Heleno. O coronel também já havia atuado na Presidência da República entre 2009 e 2011, nos governos Lula e Dilma.

Em março deste ano, o salário bruto de Furtado no GSI foi de R$ 10.373,30. Como coronel reformado, ele recebe R$ 25.535,73. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?

Notificações