Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Braga Netto questionou se STF pode usar snipers para proteger sede

Ministro da Defesa de Bolsonaro, Braga Netto perguntou a Augusto Aras, então chefe da PGR, se STF poderia usar snipers para evitar invasão

10/06/2024 02:00, atualizado 10/06/2024 10:49
Fernando Frazão/ Agência Brasil
General Braga Netto na época interventor federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro

Quando comandava o Ministério da Defesa no governo Bolsonaro, Braga Netto perguntou ao então procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, se o STF poderia usar snipers para proteger suas instalações durante protestos.

A consulta foi feita em 6 de setembro de 2021, um dia antes da cerimônia do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios. Na ocasião, que representou um dos maiores momentos de tensão entre Bolsonaro e o STF, ministros da Corte temiam que manifestantes invadissem o Supremo, insuflados pelo presidente.

Braga Netto questionou se STF pode usar snipers para proteger sede - destaque galeria
4 imagens
Jair Bolsonaro e Braga Netto
O jornalista Luís Costa Pinto, autor de "O Procurador"
O ministro do STF Dias Toffoli
O então procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, deu sinal verde para o uso de snipers pelo STF
1 de 4

O então procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, deu sinal verde para o uso de snipers pelo STF

Igo Estrela/Metrópoles
Jair Bolsonaro e Braga Netto
2 de 4

Jair Bolsonaro e Braga Netto

Rafaela Felicciano/Metrópoles
O jornalista Luís Costa Pinto, autor de "O Procurador"
3 de 4

O jornalista Luís Costa Pinto, autor de "O Procurador"

Reprodução
O ministro do STF Dias Toffoli
4 de 4

O ministro do STF Dias Toffoli

Carlos Moura/SCO/STF

Braga Netto tinha informações de que o STF preparava um forte esquema de segurança, inclusive com o uso de atiradores de elite, e questionou o PGR sobre se a medida tinha respaldo jurídico e se o Supremo poderia implementá-la.

Aras olhou para Braga Netto e respondeu: “Pode, claro. E o Supremo está certo”. A curiosidade do então ministro da Defesa sobre o tema, bem como outras revelações, estão detalhadas no livro “O procurador”, lançado pelo jornalista Luís Costa Pinto.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Um outro ponto que chama a atenção é que, antes de deixar o país rumo aos Estados Unidos, em dezembro de 2022, Bolsonaro se reuniu com Aras, com o ministro do STF Dias Toffoli, com o então chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e com Fábio Faria, à época ministro das Comunicações. Foi depois desse jantar em 18 de dezembro, na mansão de Faria em Brasília, que Bolsonaro decidiu viajar para o exterior e passar um período sabático.

O lançamento de “O Procurador”, que retrata a passagem de Augusto Aras pela PGR, está previsto para ocorrer em 4 de julho em São Paulo, na Livraria Drummond. E também em 9 de julho, em Brasília, no restaurante Daniel Briand. A edição virtual já está disponível no site da Amazon.