Após data pró-Israel, Pimenta propõe Dia da Amizade Brasil-Palestina
Após o Congresso aprovar data em homenagem a Israel, deputado petista propõe reconhecer contribuição da comunidade palestina no Brasil

Deputado federal e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT) apresentou um projeto de lei para instituir o Dia da Amizade Brasil-Palestina, a ser celebrado anualmente em 29 de novembro. A data coincide com o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1977.
A proposta foi protocolada dias após o Congresso Nacional promulgar a lei que criou o Dia da Amizade Brasil-Israel, previsto para 18 de fevereiro. A movimentação do petista busca destacar os vínculos históricos e culturais entre o Brasil e a Palestina e, segundo ele, reconhecer a contribuição da comunidade palestina para o desenvolvimento nacional.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasNa justificativa, Pimenta cita dados de um levantamento da Câmara de Comércio Árabe Brasileira segundo os quais a comunidade palestina no Brasil é composta por até 300 mil pessoas, entre imigrantes, refugiados e descendentes. O deputado destaca ainda a presença ativa da diáspora em áreas como economia, cultura e ciência.
O projeto prevê que o poder público poderá promover eventos culturais, educativos e acadêmicos na data, além de solenidades para reforçar os laços diplomáticos entre os dois países.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesA proposta será analisada pelas comissões da Câmara dos Deputados antes de seguir para votação em plenário.




