metropoles.com

Alcolumbre tenta influenciar Lula e brecar ida de Zanin ao STF

Ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre tenta influenciar Lula na escolha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

atualizado

Compartilhar notícia

Matheus Veloso/Metrópoles
Davi Alcolumbre durante Evento de lançamento da pré-candidatura à Presidência da República - Metrópoles
1 de 1 Davi Alcolumbre durante Evento de lançamento da pré-candidatura à Presidência da República - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

Ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre tenta influenciar Lula na escolha do ministro do STF. O parlamentar trabalha pela nomeação de Luis Felipe Salomão, atualmente no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O Planalto vê o movimento com alguma preocupação. Isso porque Davi Alcolumbre é o atual presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. E já mostrou, no governo Bolsonaro, que e é osso duro quando almeja indicar um aliado ao STF. No passado, segurou o quanto pôde a sabatina de André Mendonça para o Supremo.

Salomão conta, também, com outro aliado de peso na disputa contra Zanin: Alexandre de Moraes. Com trânsito no meio político, o ministro do STJ é elogiado por dirigentes partidários como Valdemar Costa Neto, presidente do PL, sigla com a maior bancada da Câmara e do Senado.

O recente engajamento de Alcolumbre ao nome de Salomão é visto no meio político como um sinal importante. Cristiano Zanin, contudo, ainda é apontado como o favorito para a vaga. Apoiado por Ricardo Lewandowski, Manoel Carlos de Almeida Neto também está no páreo.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?