Mirelle Pinheiro

Pombo sem asa: “Gerente” do TCP é preso em igreja na Sexta-Feira Santa

A ação foi realizada por investigadores da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Baixada Fluminense (DRE-BF)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

PCERJ/Reprodução
PCERJ
1 de 1 PCERJ - Foto: PCERJ/Reprodução

Um homem apontado como “gerente” do Terceiro Comando Puro (TCP) foi preso nessa sexta-feira (3/4) durante uma operação da Polícia Civil na Zona Oeste do Rio. Ele estava em uma igreja.

A ação foi realizada por investigadores da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Baixada Fluminense (DRE-BF), nas comunidades do Pombo Sem Asa e do Guandu.

Segundo as investigações, o preso tinha função importante na estrutura do grupo criminoso.

Ele atuava na segurança armada e ajudava a garantir o controle territorial em regiões como Vargem Pequena e Vargem Grande, áreas que passaram a ser alvo recente de expansão da facção.

De acordo com a polícia, o investigado participava diretamente da ocupação de territórios fora da influência tradicional do tráfico.

O grupo teria implantado pontos de venda de drogas, além de impor regras à circulação de moradores e cobrar taxas ilegais de comerciantes.

O homem integra o núcleo ligado ao traficante Gabriel da Silva Alves, conhecido como “GB”, uma das principais lideranças do TCP, com atuação a partir do Complexo da Maré.

Na hierarquia local, ele era responsável por parte da operação do tráfico e pela manutenção do domínio armado nas áreas invadidas.

As investigações indicam que o avanço do grupo ocorre em meio a disputas com facções rivais, o que tem intensificado episódios de violência.

Além disso, a organização passou a adotar práticas semelhantes às de milícias, como exploração clandestina de serviços e extorsão de moradores.

Entre os casos associados à atuação do grupo está o assassinato da líder comunitária Frauzenete Soares da Silva, que se opunha à presença da facção.

Após o crime, o filho da vítima foi ameaçado, expulso da comunidade e teve bens tomados por criminosos.

O suspeito foi localizado após trabalho de inteligência e monitoramento. Ele foi preso dentro de um centro religioso, sem resistência.

Contra ele, havia mandado de prisão preventiva por envolvimento com organização criminosa e tráfico de drogas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?