Mirelle Pinheiro

Pico Paraná: MP pede que jovem indenize bombeiros após abandonar amigo

Com o sumiço de Roberto Farias reportado às autoridades, equipes especializadas em resgate em montanha foram mobilizadas para achá-lo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Thayane Smith e Roberto Farias, montagem
1 de 1 Thayane Smith e Roberto Farias, montagem - Foto: Reprodução

O Ministério Público do Paraná (MPPR) solicitou à Justiça que Thayane Smith — a amiga do jovem Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, que ficou desaparecido em uma trilha do Pico Paraná durante cinco dias — pague indenização de R$ 8.105 ao Corpo de Bombeiros de Campina Grande do Sul.

O órgão concluiu que houve omissão de socorro por parte da jovem e que ela também deve realizar o pagamento de três salários mínimos, correspondente a R$ 4.863,00, a Roberto.

O entendimento do MPPR diverge da conclusão da Polícia Civil do Paraná (PCPR), que decidiu pelo arquivamento do inquérito que investigou os fatos. 

Pico Paraná: MP pede que jovem indenize bombeiros após abandonar amigo - destaque galeria
8 imagens
O momento em que Roberto chega à fazenda foi gravado pelas câmeras de segurança
O jovem foi levado ao hospital da região
Roberto teve alta nessa terça (6)
Ele foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros
O jovem de 19 anos foi levado ao hospital da região
A amiga de Roberto o deixou para trás e pediu desculpas em entrevista
1 de 8

A amiga de Roberto o deixou para trás e pediu desculpas em entrevista

Reprodução
O momento em que Roberto chega à fazenda foi gravado pelas câmeras de segurança
2 de 8

O momento em que Roberto chega à fazenda foi gravado pelas câmeras de segurança

Central de energia/Reprodução
O jovem foi levado ao hospital da região
3 de 8

O jovem foi levado ao hospital da região

Reprodução/Instagram
Roberto teve alta nessa terça (6)
4 de 8

Roberto teve alta nessa terça (6)

Reprodução/X
Ele foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros
5 de 8

Ele foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros

Material cedido ao Metrópoles
O jovem de 19 anos foi levado ao hospital da região
6 de 8

O jovem de 19 anos foi levado ao hospital da região

Imagem cedida ao Metrópoles
No hospital, o jovem tirou fotos ao lado dos médicos
7 de 8

No hospital, o jovem tirou fotos ao lado dos médicos

Sesa-PR
Ele foi recebido em casa com uma comemoração
8 de 8

Ele foi recebido em casa com uma comemoração

Reprodução/X

A omissão de socorro

A decisão do Ministério Público destaca que mesmo após a constatação da situação de vulnerabilidade da vítima e dos riscos que ele corria, a jovem permaneceu sem a intenção de auxiliar nas buscas, demonstrando “interesse apenas em seu próprio bem-estar físico”, depois de ter sido alertada dos riscos da situação por outros montanhistas.

Na manifestação, o MPPR sustenta que “a conduta da investigada reveste-se de dolo, uma vez que tinha plena consciência da debilidade física da vítima (que já havia vomitado e caminhava com dificuldade), das condições perigosas do local (eis que se tratava de trajeto difícil, com montanhas altas, com chuva, frio e neblina) e, ainda assim, optou reiteradas vezes por deixá-lo à própria sorte”.

Com o entendimento, a Promotoria de Justiça de Campina Grande do Sul solicitou o envio do processo ao Juizado Especial Criminal da comarca e propôs a realização de transação penal com a investigada, instrumento jurídico previsto para casos dessa natureza e que visa uma resolução efetiva e célere para o processo.

O MP também sugere a determinação de prestação de serviços à comunidade pela investigada, que deverão ser realizados pelo prazo de três meses, por cinco horas semanais, junto ao Corpo de Bombeiros de Campina Grande do Sul.

Relembre

Roberto desapareceu na manhã do dia 1° de janeiro, após se separar do grupo durante a descida da trilha. Desde então, buscas terrestres e aéreas vinham sendo realizadas em uma área considerada extremamente técnica, marcada por mata fechada, trechos íngremes, penhascos, escadarias de pedra, grampos metálicos e mudanças bruscas de clima.

O desaparecimento levou o Instituto Água e Terra (IAT) a restringir temporariamente o acesso ao Parque Estadual Pico Paraná, com o objetivo de evitar riscos adicionais e facilitar o trabalho das equipes de busca.

A amiga chegou a conceder diversas entrevistas à imprensa e assumiu que teria deixado o amigo para trás. As afirmações da jovem a colocaram no centro de diversos debates nas redes sociais, sendo que internautas chegaram a culpá-la pelo desaparecimento de Roberto, exigindo sua prisão.

No dia 5 de dezembro, o jovem reapareceu após caminhar por cerca de 20 quilômetros e pedir ajuda em uma fazenda. Ele foi levado ao hospital e, com ferimentos leves, teve alta médica no dia seguinte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?