Mirelle Pinheiro

“Não é caso isolado”, alerta policial após feminicídios de colegas. Veja vídeo

Ao reforçar o alerta, ela orientou mulheres que vivem relações abusivas a procurarem ajuda e lembrou que o canal 180 funciona 24 horas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução / Redes Sociais
alerta feminicidios
1 de 1 alerta feminicidios - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma policial militar usou as redes sociais para fazer um alerta sobre violência doméstica após dois casos recentes de feminicídio envolvendo agentes de segurança pública. Para a policial Thamara Santos, as mortes mostram que esse tipo de crime não é um caso isolado e pode atingir qualquer mulher.

“Eu quase nunca falo sobre isso por aqui, mas eu sou policial militar e atuo diretamente no combate à violência contra a mulher. Hoje acordei com a triste notícia de uma comandante da Guarda Municipal que foi morta pelo próprio companheiro”, afirmou. Segundo ela, a situação a afetou ainda mais, porque chegou a conhecer a vítima em um curso de capacitação. A policial também alertou que a violência nem sempre começa com agressões físicas. “Ela começa com controle, com ciúme excessivo, com manipulação, culpa e medo”, disse.

O alerta foi feito após o assassinato da comandante da Guarda Municipal de Vitória (ES), Dayse Barbosa. Na madrugada desta segunda-feira (23/3), o policial rodoviário federal Diego Oliveira de Souza invadiu a casa da ex-companheira e efetuou cinco disparos na cabeça dela enquanto a vítima dormia. Em seguida, ele tirou a própria vida. A principal suspeita é de que o crime tenha sido motivado pela não aceitação do fim do relacionamento.

Thamara também citou outro caso recente, ocorrido em 18 de fevereiro, quando a policial militar Gisele Alves Santana, de 32 anos, foi encontrada gravemente ferida na manhã de 18 de fevereiro, dentro do apartamento onde vivia com o marido no Brás, região central de São Paulo. Logo após um mês, a Justiça Militar do Estado de São Paulo decretou a prisão preventiva do tenente-coronel da Polícia Militar Geraldo Leite Rosa Neto na quarta-feira (18/3). Ele foi preso no mesmo dia em um condomínio residencial de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, pela morte da policial.

Ao reforçar o alerta, ela orientou mulheres que vivem relações abusivas a procurarem ajuda e lembrou que o canal 180 funciona 24 horas por dia para orientação e denúncias. “Falar sobre isso é um ato de coragem, e pedir ajuda também é”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?