Mirelle Pinheiro

Mestre das fugas: quem é o croata, ladrão de banco, preso no Brasil

Considerado um fugitivo internacional e incluído na lista da Interpol, o croata era procurado por crimes de roubo na Europa

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Bojan Dragicevic
1 de 1 Bojan Dragicevic - Foto: Arte/Metrópoles

O cidadão croata preso pela Polícia Federal (PF), na última quinta-feira (3/7), é o Bojan Dragicevic (foto em destaque), de 45 anos. Ele foi localizado em Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina.

Considerado um fugitivo internacional e incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, Dragicevic era procurado por crimes de roubo na Europa e ganhou notoriedade após escapar de prisões em pelo menos três ocasiões.

A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

Após investigação e monitoramento, o foragido foi localizado em um hotel no centro da cidade. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no contexto do pedido de extradição feito pelas autoridades croatas.

Segundo informações da imprensa local da Croácia, Bojan Dragicevic acumulou um histórico incomum de fugas, o que lhe rendeu a reputação de “mestre das fugas”. Em 2005, cometeu dois assaltos ao mesmo banco na cidade de Sibenik, em um intervalo inferior a um mês, e conseguiu permanecer foragido por sete anos.

Em 2012, foi capturado na Bósnia e Herzegovina e extraditado para cumprir pena de quatro anos e dois meses. Após um ano e meio de prisão, protagonizou sua primeira fuga. Ele escapou por uma janela desprotegida e deixou o local em um carro estacionado nas imediações.

Contudo, foi recapturado ainda naquele dia, mas, em 2014, foi transferido para uma nova unidade prisional em Pula, de onde voltou a fugir quatro meses depois, ao pular o muro do presídio em um momento de distração dos agentes.

Ele permaneceu em liberdade até 2019, quando foi detido na cidade de Novi Sad, na Sérvia. As autoridades croatas não detalharam quando se deu a mais recente evasão de Dragicevic, mas confirmaram que ele estava novamente foragido até ser encontrado no Brasil.

Após a prisão em Santa Catarina, ele foi conduzido ao sistema prisional, onde ficará custodiado até a conclusão do processo de extradição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?