
Mirelle PinheiroColunas

Megaoperação prende traficantes e apreende armamento em SC. Veja vídeo
Entre os itens apreendidos, investigadores destacaram um carregador tambor, conhecido por permitir grande capacidade de munição
atualizado
Compartilhar notícia

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina (Ficco-SC) deflagrou, na manhã desta terça-feira (12/5), a Operação Impedimento, que mira um grupo criminoso suspeito de atuar no tráfico de drogas na região da Grande Florianópolis.
Durante a ação, quatro pessoas foram presas preventivamente e agentes apreenderam armas, munições, celulares e um carregador tambor, acessório utilizado para aumentar significativamente o poder de fogo de armas automáticas e semiautomáticas.
As prisões ocorreram nas cidades de Criciúma, Lages e São José.
Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em imóveis localizados em Imbituba, Palhoça e São José.
Entre os itens apreendidos, investigadores destacaram um carregador tambor, conhecido por permitir grande capacidade de munição.
Diferente dos carregadores tradicionais, o acessório armazena munições em espiral ao redor de um eixo central, possibilitando disparos contínuos por mais tempo sem recarga.
O modelo é frequentemente associado a armamentos de maior poder ofensivo e teve acesso restringido no Brasil após mudanças promovidas pelo Decreto nº 11.615/2023 e decisões recentes do STF sobre controle de armas e acessórios.
Investigação
Segundo a Ficco, a investigação surgiu a partir da análise de materiais apreendidos na Operação Colapso, realizada em junho de 2025.
Na ocasião, as forças de segurança cumpriram 38 prisões, 48 mandados de busca e bloquearam mais de R$ 1,4 bilhão em ativos ligados ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Santa Catarina e estados vizinhos.
A operação desta terça integra a ofensiva nacional da Operação Força Integrada II, coordenada pelas FICCOs em diversos estados do país.
Atualmente, a Ficco-SC reúne Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais.
