Mirelle Pinheiro

Direção de escola é afastada após professor ser preso por abuso no DF

Tiago Alves foi preso em 2 de outubro suspeito de abusar de uma aluna de quatro anos. A SEEDF informou que o caso foi levado à Corregedoria

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
Tiago Alves Ferreira
1 de 1 Tiago Alves Ferreira - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A Corregedoria da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) instaurou um processo administrativo disciplinar para apurar supostas irregularidades referente ao processo que investiga uma denúncia contra o professor Tiago Alves Ferreira (foto em destaque), preso em 2 de outubro suspeito de abusar de uma criança de quatro anos, aluna da Escola Classe da 203 do Itapoã.

O ato foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta quinta-feira (9/10).

A coluna apurou que a atual direção da escola foi afastada por tempo indeterminado por supostamente manipular os servidores a falarem a favor do professor suspeito. Uma equipe interventora teria sido acionada.

A SEEDF foi procurada pela reportagem e afirmou que, ao receber a denúncia, o caso foi imediatamente encaminhado à Corregedoria para apuração dos fatos e adoção das medidas cabíveis.

“Ressalta-se que a SEEDF determinou o afastamento preventivo dos gestores, medida de caráter acautelatório e assecuratório, adotada para resguardar a lisura das apurações. Tal providência não implica juízo de valor quanto à responsabilidade dos envolvidos, servindo apenas para garantir a adequada instrução do processo, que ocorrerá em estrita observância às garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa, por meio de Processo Administrativo Disciplinar”, disse, por meio de nota.

“A Secretaria reforça que repudia qualquer forma de violência, especialmente contra crianças e adolescentes, e permanece à disposição para colaborar com as investigações”, completou.

Direção de escola é afastada após professor ser preso por abuso no DF - destaque galeria
O ato foi publicado nesta quinta-feira (9/10)
1 de 1

O ato foi publicado nesta quinta-feira (9/10)

Reprodução/DODF

Relembre o caso

O professor da educação infantil foi preso preventivamente pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na tarde da última quinta-feira (2/10) sob acusação de estupro de vulnerável.

Conforme apontam as investigações, Tiago Alves teria beijado as partes íntimas da criança. O crime teria sido descoberto após ela relatar a ação do professor à mãe, que prontamente acionou a polícia.

Segundo a PCDF, após o relato da criança, uma ocorrência foi registrada na 6ª Delegacia de Polícia (DP) (Paranoá).

À coluna, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Paranoá, informou que o professor integrava o quadro de contratos temporários da rede pública desde o início do ano letivo e estava em exercício na Escola Classe 203 do Itapoã.

A pasta destacou que após o recebimento da denúncia, nessa quinta (2), o profissional foi afastado imediatamente e desligado de suas funções.

Quem é o professor

A coluna apurou que Tiago Ferreira se diz “pai, educador e líder de comunidade tradicional de matriz africana”.

A reportagem teve acesso a uma live publicada pelo investigado. No vídeo, ele se apresenta como homem negro, faz uma autodescrição detalhada e fala sobre suas crenças religiosas.

A imagem do suspeito é divulgada pela polícia para que outras vítimas possam identificá-lo e registrar a denúncia.

Veja:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?