Mirelle Pinheiro

Briga entre punk e skinheads acaba em ação policial contra o nazismo

Um adolescente de 14 anos foi apreendido em flagrante por apologia ao nazismo, após a polícia encontrar símbolos nazistas em sua posse

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

PCRS/Divulgação
Adolescente é apreendido por apologia ao nazismo no RS
1 de 1 Adolescente é apreendido por apologia ao nazismo no RS - Foto: PCRS/Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Combate à Intolerância (DPCI/DPGV), deflagrou a Operação Magna Lux, com o objetivo de combater práticas de intolerância e crimes de ódio.

Foram cumpridos, nessa terça-feira (30/9), três mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo, contra investigados com idades entre 14 e 20 anos.

Um adolescente de 14 anos foi apreendido em flagrante por apologia ao nazismo, após a polícia encontrar símbolos nazistas em sua posse. Outro suspeito, também alvo da operação, já estava preso desde 21 de agosto por apologia ao nazismo e armazenamento de pornografia infantil.

De acordo com as investigações, em março deste ano uma vítima identificada como punk foi atacada por um grupo de neonazistas (skinheads) em Porto Alegre. Na ocasião, a vítima foi agarrada pelo pescoço e quase agredida, sob a alegação de que teria assediado uma jovem ligada ao grupo.

Após o episódio, a vítima passou a receber ameaças pelas redes sociais de perfis associados a integrantes do grupo.

As ocorrências levaram a DPCI a solicitar medidas cautelares à Justiça, que resultaram nos mandados cumpridos nesta terça-feira. A polícia busca reunir mais provas para esclarecer a participação dos envolvidos.

Segundo o delegado Vinícius Nahan, que coordenou a operação, a ação representa mais um passo no enfrentamento a grupos neonazistas que atuam no estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?