Mirelle Pinheiro

Advogado com nanismo recorre após reprovação em concurso para delegado

O candidato foi considerado “inapto” nos exames biofísicos e biomédicos. Procurado pela coluna, ele preferiu não se manifestar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Matheus Matos
1 de 1 Matheus Matos - Foto: Reprodução/Instagram

A coluna apurou que Matheus Menezes Matos (foto em destaque), candidato com nanismo que disputa uma vaga para delegado da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), recorreu da nova reprovação em mais uma etapa do concurso. Ele foi considerado “inapto” nos exames biofísicos e biomédicos.

Publicado no último dia 15, o resultado preliminar indica que o advogado não teria atingido os requisitos exigidos nos exames. Apesar disso, segundo a advogada Kesia Oliveira, ele apresentou recurso contra a decisão.

O candidato ainda não está definitivamente eliminado do certame, já que o caso depende tanto da análise do recurso quanto de decisão judicial.

Procurado pela reportagem, Matheus Matos preferiu não se manifestar neste momento.

Advogado com nanismo recorre após reprovação em concurso para delegado - destaque galeria
4 imagens
Ele recorreu do resultado dos exames
Matheus Matos é advogado
Ele tem mostrado a rotina de preparação para o novo TAF em suas redes sociais
A polêmica ocorreu em março deste ano
1 de 4

A polêmica ocorreu em março deste ano

Reprodução / Redes sociais
Ele recorreu do resultado dos exames
2 de 4

Ele recorreu do resultado dos exames

Reprodução / Redes sociais
Matheus Matos é advogado
3 de 4

Matheus Matos é advogado

Reprodução / Redes sociais
Ele tem mostrado a rotina de preparação para o novo TAF em suas redes sociais
4 de 4

Ele tem mostrado a rotina de preparação para o novo TAF em suas redes sociais

Reprodução/Instagram

Entenda

O caso de Matheus ganhou repercussão nacional após ele ser reprovado no Teste de Aptidão Física (TAF), mesmo depois de ter sido aprovado nas fases anteriores do certame.

Por ter nanismo, Matos teria direito a uma prova adaptada, desde que houvesse solicitação prévia. O pedido foi apresentado dentro do prazo, mas, no dia da avaliação física, ele não conseguiu atingir o salto de 1,65 metro previsto no edital e acabou desclassificado.

À época, Matheus afirmou que não foi o único prejudicado e que outros candidatos com deficiência também foram eliminados na mesma fase.

Em 17 de março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes determinou que Matheus Matos refizesse o teste.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações