
Milena TeixeiraColunas

Otto quer sabatina de Messias em 15 dias, mas depende de Alcolumbre
À coluna, presidente da CCJ disse que vai aguardar Davi Alcolumbre e que seguirá o prazo do regimento do Senado Federal
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, Otto Alencar (PSD-BA), reagiu nesta terça-feira (31/3) à decisão do presidente Lula de enviar ao Senado a mensagem formalizando a indicação do ministro da AGU, Jorge Messias, ao STF.
Como mostrou o Metrópoles, na coluna de Igor Gadelha, ao final da reunião ministerial, Lula informou aos ministros que encaminharia a mensagem ainda hoje.
À coluna, Otto Alencar afirmou que, agora, aguardará que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), dê sequência à indicação. O parlamenrae disse que seguirá o prazo do regimento do Senado Federal.
“O presidente Lula envia a mensagem para Davi, que vai encaminhar à CCJ. Quando chega à CCJ, eu faço a leitura e dou um prazo de oito a 15 dias, mas isso só vale a partir do momento em que estiver em minhas mãos. São três encaminhamentos. Sempre sigo o regimento: leio a mensagem, dou vista e marco, dentro de 8 a 15 dias. Meu prazo depende do dia em que Davi encaminhar à CCJ”, declarou Otto.
Lula vai enviar mensagem
Como mostrou o Metrópoles, Lula disse que vai formalizar ao Senado, nesta terça-feira (31/3), a indicação de Messias. O envio ocorre 131 dias após o anúncio da indicação, feito em 20 de novembro do ano passado.
O petista preferiu adiar o encaminhamento da mensagem à Casa Alta — etapa necessária para dar início à sabatina do escolhido — por receio de que o AGU fosse rejeitado pelos senadores.
O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) era o nome defendido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e por parte significativa dos parlamentares para ocupar o posto na Corte.
Os quatro meses de demora no despacho também expuseram um embróglio na relação entre Lula e Alcolumbre, revelando um ambiente de articulação delicado entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.








