Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Milena Teixeira

Ministro da Indústria minimiza impacto da fuga de Flávio na relação com EUA

Ministro Márcio Elias Rosa diz que fuga de Flávio Bolsonaro aos Estados Unidos não afeta relação bilateral

27/10/2026 19:16
Júlio César Silva/MDIC
Ministro da Indústria minimiza impacto da fuga de Flávio na relação com EUA

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, afirmou à coluna nesta terça-feira (27/10) que a ida do senador Flávio Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos não afeta a relação bilateral entre os dois países.

Derrotado nas urnas pelo presidente Lula (PT), o parlamentar deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos nesta terça-feira (27/10), acompanhado da esposa e das duas filhas. Como mostrou o Metrópoles, na coluna de Igor Gadelha, Flávio pretende solicitar asilo político ao governo de Donald Trump.

Ministro da Indústria minimiza impacto da fuga de Flávio na relação com EUA - destaque galeria
3 imagens
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa
Ministro da Indústria minimiza impacto da fuga de Flávio na relação com EUA - imagem 3
Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa
1 de 3

Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa

Júlio César Silva/MDIC
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa
2 de 3

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Ministro da Indústria minimiza impacto da fuga de Flávio na relação com EUA - imagem 3
3 de 3

Agência Brasil

“Não afeta nada”, disse o ministro ao Metrópoles durante a comemoração do aniversário do presidente Lula, no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Nos bastidores, porém, integrantes do Palácio do Planalto admitem que o episódio tem potencial para “deteriorar” a relação com os Estados Unidos. A avaliação é que esse cenário não significa, necessariamente, um rompimento diplomático com a Casa Branca. Na visão de aliados do governo, uma ruptura atenderia aos interesses de setores ideológicos norte-americanos e da extrema direita brasileira.

A estratégia do governo Lula, pelo contrário, é manter uma relação pragmática com os Estados Unidos, independentemente da presença de integrantes da família Bolsonaro em território norte-americano.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Desde julho deste ano, os Estados Unidos aplicam sobretaxas de até 37,5% sobre determinados produtos brasileiros. Desde então, o Brasil, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), mantém diálogo com o governo norte-americano na tentativa de reverter as medidas.

Lula (PT) também deve se reunir com o presidente Donald Trump ainda neste ano. Os Estados Unidos sediarão a cúpula do G20 nos dias 14 e 15 de dezembro, em Doral, na Flórida, evento do qual o presidente brasileiro deve participar.