Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Milena Teixeira

Lula irá se reunir com presidente de direita em encontro bilateral

Presidente Lula convidou presidente de direita para COP15; petista irá se reunir com líder estrangeiro em Campo Grande (MS)

19/03/2026 18:54, atualizado 19/03/2026 19:10
Compartilhar notícia
HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Lula TCU

O presidente Lula vai realizar uma reunião bilateral, no próximo domingo (22/3), em Campo Grande (MS), com o presidente do Paraguai, Santiago Peña.

O encontro deve ocorrer às margens da 15ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção-Quadro de Espécies Migratórias (COP15 CMS) da ONU.

Lula irá se reunir com presidente de direita em encontro bilateral - destaque galeria
4 imagens
Lula em evento em homenagem ao ex-presidente uruguaio Jose Mujica
Presidente Lula participa de evento em SP e faz críticas ao governador Tarcísio de Freitas
Presidente Lula
Presidente do Paraguai, Santiago Peña
1 de 4

Presidente do Paraguai, Santiago Peña

Jesus Hellin/Europa Press via Getty Images
Lula em evento em homenagem ao ex-presidente uruguaio Jose Mujica
2 de 4

Lula em evento em homenagem ao ex-presidente uruguaio Jose Mujica

Reprodução/CanalGov
Presidente Lula participa de evento em SP e faz críticas ao governador Tarcísio de Freitas
3 de 4

Presidente Lula participa de evento em SP e faz críticas ao governador Tarcísio de Freitas

Reprodução/YouTube Presidência da República
Presidente Lula
4 de 4

Presidente Lula

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto

Na reunião, os dois presidentes devem tratar de temas centrais da relação bilateral, como comércio entre os países, cooperação no âmbito do Mercosul e o combate ao crime transnacional.

A Usina de Itaipu também deve entrar na pauta, assunto que o governo paraguaio pretende abordar com maior ênfase.

Lula chegará a Campo Grande um dia antes da abertura oficial da COP15 CMS, que ocorre dos dias 23 e 29 de março. A expectativa é que o presidente participe no domingo de um Painel de Alto Nível.

Últimos encontros

Nesta quinta-feira (19/3), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniram com o chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano.

O encontro tratou dos compromissos previstos no Tratado de Itaipu, com foco na revisão do Anexo C do acordo binacional. Segundo o governo do Paraguai, há expectativa de que um entendimento seja alcançado no curto prazo.

O último encontro entre Lula e Peña ocorreu em julho do ano passado, na residência da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, na Argentina. Na ocasião, os dois discutiram a agenda de infraestrutura bilateral e as investigações sobre atividades não autorizadas da Abin relacionadas ao Paraguai