
Manoela AlcântaraColunas

Valdemar chama derrota de Messias de “péssima” para o governo Lula
Aliado de Bolsonaro, Valdemar reage à rejeição de indicado de Lula ao STF
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, reagiu à decisão do Senado Federal de rejeitar a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Messias foi rejeitado por 42 votos a 34, após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É a primeira derrota de um indicado ao STF desde 1894.
À coluna, Valdemar foi direto ao afirmar que a derrota é “péssima para o governo”.
Valdemar preside o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujo filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), é apontado como pré-candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro.
O advogado-geral da União não conseguiu superar a forte resistência do grupo liderado por Flávio, nem a articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Rejeição
A rejeição marca uma derrota inédita para o governo Lula. Foi a primeira indicação ao Supremo a ser rejeitada em 132 anos. O caso mais próximo na história é o de Cândido Barata Ribeiro, principal precedente de uma indicação que não se consolidou no Senado, em 1894.
