
Manoela AlcântaraColunas

Mendonça responde a Messias após agradecimento: “Meu estimado irmão”
Ministro reagiu a elogio de Messias, que chamou sua postura de “inspiradora” após rejeição de seu nome no Senado
atualizado
Compartilhar notícia

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu ao advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, após o aliado de Lula ter tido o nome rejeitado no Senado para ocupar uma cadeira na Corte.
Messias agradeceu a mensagem de Mendonça ao dizer que a postura do ministro “reflete integridade, bondade e coerência, servindo como uma fonte de inspiração para toda uma geração de magistrados”.
Em resposta, na tarde desta quinta-feira (30/4), Mendonça disse: “amém, meu estimado irmão! Honra recíproca!!! Deus o abençoe!!!”.
Amém, meu estimado irmão!
Honra recíproca!!!
Deus o abençoe!!!— André Mendonça (@MinAMendonca) April 30, 2026
Após a reprovação do nome de Messias, na noite dessa quarta-feira (29/4), Mendonça utilizou as redes sociais para lamentar a decisão dos senadores e afirmou que o “Brasil perde a oportunidade de ter um grande ministro do Supremo”.
Mendonça, que era favorável ao nome do ministro, escreveu que respeitava a decisão do Senado, mas “não posso deixar de externar minha opinião”. “O Brasil perde a oportunidade de ter um grande ministro do Supremo. Messias é um homem de caráter, íntegro e que preenche os requisitos constitucionais para ser ministro do STF”, afirmou.
Messias foi rejeitado pelo plenário do Senado por 42 votos a 34. A rejeição representa uma derrota para o governo Lula e uma vitória para a oposição e para o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), que era contrário ao nome do advogado-geral da União.
