metropoles.com

Unir inteligência artificial e marketing muda rumo de empresas

Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, mostra que dados obtidos por meio de tecnologia maximizam soluções

atualizado

Compartilhar notícia

Guillaume/ Getty Images
inteligência artificial – Metrópoles (1)
1 de 1 inteligência artificial – Metrópoles (1) - Foto: Guillaume/ Getty Images

As técnicas de marketing digital estão sendo cada vez mais usadas em empresas com o intuito de promover conexão com os clientes em todos os pontos de contato, desde o site até as redes sociais e outras plataformas digitais. O que poucos sabem é que com o uso de inteligência artificial e machine learning  é possível personalizar a campanha com mais assertividade, identificar clientes em potencial e melhorar a eficácia da publicidade de maneira jamais antes vista.

Os negócios possuem acesso a uma grande quantidade de informações sobre os clientes, incluindo histórico de compras e preferências de produtos. Com o uso de ferramentas de análise de dados, podem obter insights ainda mais valiosos sobre o comportamento e as tendências do mercado, permitindo adaptações em tempo real, com ajuste de orçamento e segmentação, o que garante um melhor Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Entre as vantagens, destaco a personalização de conteúdos e anúncios, que melhoram a experiência do usuário e a conversão. Quando os clientes recebem materiais direcionados, se sentem mais conectados à marca e mais engajados, o que aumenta a fidelidade. Pode ser usada em vários pontos de contato, com base em dados demográficos, comportamento de navegação na web, histórico de compras e preferências de produtos.

O objetivo de implementar IA e ML é liberar tempo para que a equipe de marketing se concentre em atividades que necessitem de planejamentos. Podem incorporar os chatbots, que interagem com clientes em tempo real, fornecendo suporte e respostas a perguntas frequentes, e automação, tornando mais práticas as tarefas repetitivas, como enviar e-mails de acompanhamento ou criar relatórios.

Na prática, tudo é diferente…

As vantagens são inegáveis, mas implementar o uso de inteligência artificial e machine learning no setor de marketing  não é um mar de rosas. E muito disso acontece por falta de habilidades e conhecimentos em relação às soluções, podendo resultar em coleta de dados imprecisos ou incompletos.

Fora que a implementação pode exigir uma mudança cultural nas empresas, incluindo a adoção de novos processos e práticas. Um desafio especialmente para as que ainda atuam num modelo mais tradicional.

Saliento que a crescente importância do marketing digital também trouxe preocupações com relação à privacidade do cliente e à segurança de dados. É necessário garantir que estão coletando e usando os dados de forma ética e transparente, respeitando a privacidade do cliente e cumprindo as leis de proteção de dados.

Em suma, posso dizer que os negócios podem superar os desafios e maximizar os benefícios das soluções baseadas em IA e ML, investindo em habilidades internas, dados de qualidade, privacidade do cliente, soluções escaláveis e mudança cultural.

Com essas medidas, as empresas podem colher os benefícios, aumentando a eficácia e a competitividade.

Vinícius Gallafrio é engenheiro de Software, com pós-graduação em Big Data. O CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital,  já entregou aproximadamente 500 projetos, que somam mais de 2 milhões de horas de desenvolvimento, nos últimos 22 anos para empresas de médio e grande porte de diversos segmentos de mercado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?