metropoles.com

Marketing humanizado: o que é e como aplicar no seu negócio

Victor Paschoal, da CleverTap, dá dicas de como melhorar a relação entre marca e cliente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VioletaStoimenova/ Getty Images
marketing
1 de 1 marketing - Foto: VioletaStoimenova/ Getty Images

Na era digital, quantos de vocês, como clientes, já saíram de um “chatbot” e decidiram que precisavam falar com uma pessoa real? A modernização dos produtos e ferramentas é essencial para as empresas competirem no mercado e se destacarem da concorrência.

Entretanto, a humanização dos processos e estratégias vem sendo cada vez mais questionada e exigida pelos usuários. Isso porque os consumidores não querem apenas consumir, mas sim ter uma boa experiência durante todo o processo de compra, sendo reconhecidos como indivíduos únicos que são, com necessidades e desejos específicos, e não apenas um número em uma máquina. Eles querem construir uma relação de confiança com a empresa, de acordo com seus próprios ideais e valores.

Mas qual a melhor forma de estabelecer essa conexão com o usuário? Antes de tudo, é preciso entender os três pilares que sustentam o conceito “humano” do marketing: empatia, ética e emoção. Os desejos e necessidades do cliente precisam estar no centro das estratégias da marca. Para isso, separei sete dicas fundamentais para aplicar o marketing humanizado em seu negócio.

Conheça o seu cliente

Não há como colocar as necessidades e desejos dos usuários como prioridades se você não os conhece. O primeiro passo para humanizar sua empresa é estudar o seu público. Para isso, observe o perfil de quem acessa a sua marca, faça entrevistas com clientes ou até envie pesquisas e questionários para a sua base de e-mails. Quando você entender seus usuários, será possível criar campanhas mais estratégicas, direcionadas para seu público-alvo.

“Hiper Personalize” o contato

Algumas regras simples, como usar o nome do cliente na saudação do e-mail, são fundamentais para aproximar uma marca do seu usuário, entretanto, o básico já não é mais suficiente para conquistar o consumidor. O público está cada vez mais exigente. Por meio da hiperpersonalização, as marcas podem atender às novas exigências desses clientes, fazendo com que eles se sintam únicos e especiais. A dica é utilizar seus dados. Muitas organizações armazenam – mas não usam – seus dados. Uma camada inteligente permite que você os utilize em tempo real para fornecer experiências atraentes e individualizadas aos consumidores. A ideia é usar a tecnologia para conhecer ainda mais seu público e tornar-se íntimo dele.

Compartilhe os valores da sua empresa

Certo, você já conhece o seu público, mas o que ele sabe sobre você? Os usuários não buscam mais parcialidade das marcas, e sim posicionamento, principalmente, se seus valores forem os mesmos da empresa. Para isso, mostre que sua empresa se importa com questões sociais, divulgue ações, explique sobre os motivos de certas escolhas ou fale sobre sustentabilidade.

Apresente quem está por trás da sua empresa

É essencial que seu público saiba que há pessoas reais por trás da tecnologia da sua empresa. Coloque fotos dos colaboradores em seu site ou até no formato reels do Instagram ou TikTok. Essa é uma das formas mais simples e eficientes de humanizar a sua marca. Diversas empresas já estão fazendo a prática em redes sociais ao mostrar os “bastidores” de seus negócios.

Saiba qual a sua linguagem

Entender o seu público também é saber como ele se comunica. Criar uma linguagem que fale diretamente com o seu cliente final é fundamental para o entendimento da sua empresa. Quando você fala o mesmo tom de voz que seu público, aumenta o engajamento dele com a marca.

Invista no storytelling

Contar histórias é outra maneira de construir uma conexão emocional com o seu público. Isso porque, desde pequenos, ouvimos fábulas, assistimos a filmes e lemos livros. Contar histórias é essencial para o ser humano. No marketing, o conceito é chamado de storytelling, técnica baseada em roteiros de filmes, que desperta a atenção dos consumidores.

Fique de olho no atendimento

Apesar de prático e extremamente inteligente, nenhum “chatbot” substitui fielmente uma pessoa. Na era da hiperpersonalização, os clientes querem saber que, se surgirem problemas, terá alguém experiente para orientá-los. Por isso, é necessário investir em uma equipe preparada, alinhada com os valores e linguagem da sua marca.

Victor Paschoal é Head de Marketing Latam da CleverTap, plataforma líder mundial em retenção e engajamento de usuários.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?