metropoles.com

Eficiência operacional: a base para uma estratégia de marketing sólida

Mahara Scholz, Head of Revenue da Octadesk, lista boas práticas para tornar a comunicação mais efetiva e ampliar as conversões

atualizado

Compartilhar notícia

Morsa Images/Getty Images
marketing – Metrópoles
1 de 1 marketing – Metrópoles - Foto: Morsa Images/Getty Images

Recentemente, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, definiu 2023 como o “Ano da Eficiência”. Mas, afinal, o que é eficiência?

Independente da área e do tamanho da empresa em que você atua, ser eficiente significa tornar a marca mais produtiva com os recursos usuais, sem precisar de grandes investimentos ou com o mínimo de desperdício e gastos desnecessários.

Ou seja, uma companhia eficiente pode melhorar a qualidade dos produtos ou serviços entregues, aumentar a produtividade e ainda reduzir os custos operacionais. Isso inclui desde o uso adequado dos recursos até a otimização dos processos.

E para os profissionais de marketing, conquistar a eficiência pode ser um excelente recurso para conquistar criações de campanhas mais elaboradas, expandir as atividades e até mesmo aumentar o orçamento das ações.

Em outras palavras, quando se conquista a eficiência é possível investir ainda mais nas estratégias de marketing e, portanto, aumentar a visibilidade e competitividade no mercado.

Para isso, listei algumas das melhores práticas do setor, que podem ajudar a tornar a comunicação muito mais efetiva, aumentar a conscientização da marca, gerar leads e ampliar as conversões.

Automação de processos

A tecnologia pode ser uma excelente aliada para ajudar a automatizar tarefas repetitivas, como envio de e-mails, programação de postagens nas redes sociais e análise de dados.

Isso pode ajudar a economizar tempo e recursos, permitindo que sua equipe se concentre em tarefas mais estratégicas.

Além disso, ferramentas de gerenciamento de projetos são ótimas escolhas para que todos acompanhem o progresso das tarefas e projetos, o que colabora para que essas sejam concluídas dentro do prazo e dentro do orçamento.

Conheça bem o seu público

Se antes o foco das empresas era nos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), agora é preciso ficar de olho nos 4Cs (Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação).

Com os clientes cada vez mais exigentes e cheios de opção, é preciso oferecer diferentes possibilidades de atendimento, parcelamento e até mesmo flexibilidade para trocar ou devolver um produto.

Por isso, antes de começar a promover uma marca, é fundamental conhecer o público-alvo para garantir que a experiência do cliente esteja equilibrada com a eficiência do seu negócio. Conheça as necessidades de compra, desejos e comportamentos e, assim, será possível criar mensagens direcionadas, selecionar os canais de comunicação mais adequados e até mesmo melhorar a segmentação para as campanhas.

Defina objetivos

Ter os objetivos de marketing claros e específicos para cada campanha pode ser um ponto essencial para que a comunicação seja efetiva. Certifique-se de que todos da equipe estejam cientes dos passos a seguir e do objetivo que foi traçado.

Quebrar os objetivos em metas diárias e semanais pode ajudar a manter o foco naquelas tarefas que realmente são importantes para alcançar os resultados desejados.

Conteúdo relevante

Pensar em conteúdos que resolvam um problema ou forneçam valor ao seu cliente é uma ótima maneira de engajar o público-alvo. Histórias e casos de sucesso comprovados e sugestões de como o seu produto ou serviço pode ajudar para que ele se torne mais eficiente.

Em relação ao Branding – ou Brand Management -, o conteúdo estratégico facilita na construção de um relacionamento mais forte com os clientes, impactando na fidelização e reduzindo a rotatividade.

Faça parcerias

Ao iniciar parcerias com outras marcas e influenciadores que tenham um público semelhante ao seu, a credibilidade pode ser reforçada e ampliar o alcance da mensagem.

Essa prática também é uma excelente alternativa para quem quer abrir novas oportunidades de negócios, como por exemplo, de cocriar novos produtos ou serviços ou até mesmo de colaborar em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Na foto está Mahara sorrindo e, no fundo, há uma logo da Octadesk - MetrópolesMahara Scholz é Head de Revenue na Octadesk.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?