Marcas, ideias e pessoas que impactam no mundo da comunicação

Consul lança campanha de máquina de lavar com foco no Nordeste

Após estudar oito cidades da região, a marca criou uma estratégia, em parceria com especialistas, para reforçar a realidade das famílias

atualizado 15/07/2021 16:26

ConsulDivulgação

A marca de eletrodomésticos Consul lançou nesta semana uma nova campanha para divulgar a linha de máquina de lavar roupas. A estratégia de comunicação, pensada exclusivamente para atender a região Nordeste, foi desenvolvida pelas empresas especialistas da B&Partners.co. A Estúdio Eixo ficou responsável pela pesquisa com consumidor e cocriação da estratégia, enquanto a BFerraz cuidou da criação e produção da campanha.

Segundo a marca, a assinatura “Consul. Com você, a gente cuida” é resultado de uma profunda pesquisa feita em oito cidades do Nordeste, com objetivo de conhecer os hábitos de lavagem de roupa e realização de tarefas domésticas. Com insights coletados pela consultoria estratégica Estúdio Eixo, foi identificado que as mulheres nordestinas, em geral, dividem as tarefas de casa com os companheiros, mas, quando a função é lavar a roupa, existe um significado maior.

“Descobrimos que a roupa limpa, muitas vezes engomada, cheirosa e bem cuidada, tem valor enorme para o consumidor nordestino. Vemos isso em todo o Brasil, mas regionalmente há um preciosismo muito maior. Tem a ver também com os aprendizados orais, passados de geração para geração. É um cuidado que envolve a ancestralidade e a cultura local, mas sem romantizar as questões relacionadas ao trabalho doméstico feminino”, explica Kika Brandão, head da Estúdio Eixo.

Ao todo são quatro filmes exclusivos para o Nordeste, mostrando aspectos da Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão.  A campanha no digital ainda terá influenciadores como Maíra Azevedo/Tia Má (Bahia) e Dinah Moraes (Ceará), sendo duas das quatro parceiras da Consul no diálogo direto com as nordestinas, compartilhando experiências e dicas, desvendando mitos e apresentando as funcionalidades da máquina em vivências.

“Sabemos da importância de conhecer a realidade e o comportamento das consumidoras e consumidores dessas regiões. As pessoas são movidas por aspectos que, na maioria das vezes, são culturais, por isso não podemos ter uma estratégia padrão. Da pesquisa feita, saíram insights importantes que direcionam toda a nossa campanha, que propõe uma comunicação mais humanizada  e leva em consideração as particularidades regionais” conclui Allyne Magnoli, diretora de Marketing da Whirlpool, dona da marca Consul.

 

Últimas notícias