metropoles.com

CEOs influencers: pessoas se conectam com o CPF e não com o CNPJ

Conheça executivos que compartilham o dia a dia além do mundo corporativo nas redes sociais em conteúdos simples e descontraídos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Pedro Gazzola – CEO da Roda Digital
1 de 1 Pedro Gazzola – CEO da Roda Digital - Foto: Divulgação

Pessoas querem se conectar com outras e, hoje, as redes sociais são um excelente expoente para isso, pois atraem, engajam e, principalmente, influenciam. Por isso, estar presente nessas plataformas se tornou unânime, sobretudo para marcas e para quem atua no ramo do marketing de influência.

Para se ter noção do crescimento de influenciadores digitais, uma pesquisa realizada pela Nielsen em 2022 revelou que o Brasil é o segundo país com mais influencers. Outro levantamento, esse da Getty Images, apontou que 65% das pessoas são a favor de consumir conteúdo de marca no formato de vídeo nas redes sociais.

Ambos os estudos mostram o fomento do marketing de influência no país e a força motriz dos vídeos para as redes sociais.

Diante desses aspectos, compartilhar a rotina com os seguidores fora da empresa tem se tornado cada vez mais comum para grandes executivos que difundem marcas das quais são CEOs. 

É o exemplo de Pedro Gazzola, CEO da Roda Digital, que atua no gerenciamento de carreiras e está sempre filmando o próprio dia a dia. Segundo ele, a ideia de criar conteúdo em vídeo para o Instagram é transmitir algo natural, mostrando a rotina pessoal, como treinos, atividades do fim de semana e, até mesmo, assuntos relacionados ao trabalho de forma descontraída. 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Pedro Gazzola (@pedrogazzola)

“De forma natural, percebi que os fãs dos criadores de conteúdo que eu agencio começaram a me seguir para acompanhar esse ‘por trás das câmeras’”, explica Gazzola, que tem quase 65 mil seguidores no Instagram.

Gazzola enfatiza que a atuação nas redes sociais é um complemento, justamente por trabalhar nessas plataformas, pois é algo que se torna totalmente natural e orgânico pelo fato de postar trabalhos que a Roda Digital promove.

Esse movimento também atraiu Joyce Rocha, fundadora e CEO da Y, marca de roupas femininas, que tem quase 300 mil seguidores no Instagram. À frente da empresa, a executiva atua assiduamente nas redes sociais e busca equilibrar a rotina com foco.

“Influenciar pessoas, passa, necessariamente, por dividir a realidade e a verdade da rotina que se vive. Não há nada montado ou criado, é tudo compartilhado de acordo com o que eu vivo.”

Joyce Rocha, founder e CEO da Y

Joyce relembra quando percebeu que fazia a diferença ao influenciar pessoas, inclusive aquelas com quem nunca havia tido contato na vida. “É uma responsabilidade influenciar e incentivar meus seguidores a buscarem sonhos, mostrar que se eu, que comecei como sacoleira, consegui conquistar o sucesso, todo mundo também pode”, garante.

“As atuações como influenciadora e executiva, no meu caso, se complementam, pois cada uma delas tem perrengues e dificuldades, mas hoje é como se a Joyce empresária precisasse da influenciadora para se completar, e vice-versa. Poder dividir a realidade da vida de empresária com o meu público me ajuda a oxigenar e exercer tudo com ainda mais vontade”. 

Com mais de 370 mil seguidores e alcance de 6 milhões de visualizações por mês, o CEO da CleanNew, franquia especializada em higienização e blindagem de estofados, Fritz Paixão, compartilha a rotina de trabalho e sucesso da rede. Entre os conteúdos postados, estão mensagens motivacionais, momentos de trabalho e algumas dicas que servem de inspiração para quem deseja trilhar o mesmo caminho.

“É importante para quem nos acompanha enxergar esse lado mais humano. A visão de que um CEO precisa ser engessado e ter apenas a imagem de um executivo muda completamente quando nos mostramos próximos dos nossos seguidores e dispostos a essa troca”, detalha Fritz.

“Dessa forma, também conseguimos divulgar nossas marcas e trazer para perto potenciais parceiros e investidores.”

Fritz Paixão, CEO da CleanNew

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fritz Paixão (@fritzpaixao)

Do zero

Quem aderiu ao movimento do zero frisa que a dica é sempre mostrar a verdade, contar como é o dia a dia das empresas, como funciona todo o trabalho que ninguém enxerga, a rotina do negócio, expor as dificuldades e dar dicas para aqueles que buscam esse mesmo nicho.

“A grande dica para os CEOs de empresas é se abrirem com a audiência cada vez mais, ouvi-los e respondê-los sempre que possível. Isso vale para todas as profissões, como dentistas, médicos ou donos de lojas, pois aproxima a marca dos clientes”, explica Pedro Gazzola, da Roda Digital. 

Para Joyce, compartilhar a verdade que se vive é sempre o melhor caminho para quem está mirando na carreira de influencer. “Não crie um personagem, mostre o que você faz e a verdade que se vive na carreira de executivo”.

Fritz Paixão aconselha a investir no autoconhecimento, em linguagem corporal e em locução. “Isso vai ajudar bastante a criar conexão com os seguidores. Agregue valor à vida daqueles que te seguem e sempre se pergunte: Eu seguiria uma pessoa como eu?” E lembre-se: “pessoas querem se relacionar com o CPF e não com o CNPJ”.

Outros cases 

CEO da PremiaPão e cofundador do Revolução Digital, Raphael Mattos é um dos maiores youtubers de franquias do Brasil. O empreendedor já fundou três empresas milionárias, duas delas do zero. O canal do executivo já soma mais de 344 mil inscritos, traz a visão de empresário e destaca os benefícios e novidades do franchising.

André Patrocinio, CEO da Etus, plataforma de marketing da América Latina, explica que a prioridade para gravar vídeos deve ser sempre o objetivo maior e que não se deve deixar de lado a constância que ambas atividades necessitam, como CEO, reuniões, decisões e estratégias; como influenciador ou criador de conteúdo, a constância de publicações e estratégias de crescimento devem ser levadas a sério.

Para ele, o grande marco como influenciador é ir a um evento ou estar em algum lugar e ser reconhecido por pessoas que querem saber a história de vida dele, por exemplo. Mas ele faz um alerta: “Em hipótese alguma se esqueça da empresa da qual é gestor. Ser influenciador ou criador de conteúdo vai alavancar o reconhecimento da empresa”.

Quanto a Rodrigo Nunes, CEO da Ad Clinic, redes de estética do Brasil, ele compartilha dicas de negócio e empreendedorismo para quase 80 mil seguidores no Instagram, gravando vídeos e publicações que contam sua história de vida.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?