Tudo o que rola no universo dos famosos e da televisão, sob o olhar atento de Leo Dias e equipe.

Sertanejos explicam fórmula para o sucesso de seus hits

A coluna conversou com grandes nome da música sertaneja para descobrir o segredo do sucesso

atualizado 15/05/2021 21:24

divulgação

O sertanejo domina há anos as paradas musicais e, hoje, alcança altos números de plays e views em plataformas de músicas e vídeos. Mas você sabe a fórmula do sucesso das duplas e músicos desse estilo musical? A coluna conversou com alguns nomes para explicar.

O sertanejo Danilo Bottrel atingiu a marca de 1 milhão de views com a música Te Livro de Graça. “O segredo para escrever um hit é estar bem antenado com o que rola no mercado entre a galera jovem e o que eles escutam no momento. Mas, sem dúvidas, focar no lado comercial do hit com o refrão que é 90% de uma música”, diz.

0

“O processo de composição pode variar. Podemos começar pelo início ou pelo refrão ou até mesmo pela melodia no violão e depois colocar a letra. É legal fazer parcerias, e cada uma dá ideias. Isso acontece muito no mercado e faz sucesso. Há músicas que chegam a seis compositores”, completa Danilo.

João Bosco e Gabriel lançaram, há uma semana, a música O Mundo Precisa de Ajuda, sobre o coronavírus e pessoas que perderam parentes e amigos. O clipe acumula mais de 400 mil visualizações. “O que me tocou ao escrever essa canção, foi a situação em que o mundo vive. Milhares de pessoas morrendo e pegando todos de surpresa. Outros passam necessidade. Perderam empregos, e empresários que faliram. É um momento delicado. Perdi meu pai com 73 anos para a Covid, em 2020, e foi uma perda muito grande. Falei com Gabriel e compomos”, conta João Bosco.

“Junto com dois outros amigos, o João me convidou para essa música que não é de trabalho, mas sim uma mensagem de esperança positiva para os que estão sofrendo nesse momento tão difícil. Através da nossa voz queremos passar essa mensagem de fé em Deus”, completa Gabriel.

Com mais de 169 milhões de visualizações, Tierry caiu nas graças do público com o single Rita. “Geralmente, uma música comum nasce de textos, ideias de algum momento e coisas populares do dia a dia das pessoas, e elas se identificam. Meu processo de composição é bem simples. É como escada, baixinho e termina no ápice, que é o refrão”, diz.

Namorada de Tierry, a cantora Gabi Martins fala sobre o amor nas composições. “O segredo é tocar no coração das pessoas através de situações simples do cotidiano, e as pessoas vão se identificar. O importante é atingir o povo com linguagem simples”, pondera Gabi.

Com mais de 30 anos de carreira e músicas grudadas na cabeça até hoje, como É O Amor, Zezé Di Camargo, dupla com Luciano, dá dicas de como chegar ao sucesso. “Quando cantei É O Amor, que fiz em três horas, sabia que tinha feito uma grande música e muito bonita. Várias vezes, cantei com voz e violão e fiquei emocionado. Era meu primeiro disco e não tinha força na mídia. Era difícil. Ela começou a fazer sucesso e não conseguia dimensionar o tamanho e até onde chegaria. Na época foram vendidos 1,3 milhão de discos. Quando a vi tocando, achei que fossem esquecer, mas foi perpetuada e regravada 74 vezes e até em outras línguas, como árabe e russo. Eu não previa nada disso. Virou história na vida das pessoas”, relembrou Zezé.

Últimas notícias