metropoles.com

Sabrina e Duda vão pagar pensão? Advogada explica guarda que ele exige

Ator e apresentadora anunciaram o fim do casamento na terça-feira (21/3) após coluna LeoDias noticiar o término

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
A modelo Sabrina Sato, o ator Duda e a filha deles Zoe. Eles estão um ao lado do outro, sorrindo - Metrópoles
1 de 1 A modelo Sabrina Sato, o ator Duda e a filha deles Zoe. Eles estão um ao lado do outro, sorrindo - Metrópoles - Foto: Reprodução

Como noticiado com exclusividade pela coluna LeoDias, Duda Nagle exige que a guarda da filha que tem com Sabrina Sato, Zoe, seja compartilhada após o fim do casamento. O ator não quer que a apresentadora tenha a guarda total da criança e não tem pretensão de visitar a pequena somente aos fins de semana. Para entender como funciona este modelo de guarda, a coluna LeoDias conversou com Antilia Reis, advogada de direito de família, que esclareceu ainda como fica a pensão alimentícia nesses casos.

Segundo a especialista, o modelo de guarda compartilhada tradicional é predominante nas decisões judiciais no Brasil. Nela, a criança reside de forma fixa com um dos genitores, enquanto ambos compartilham a responsabilidade pelas decisões relacionadas à criança.

0

“Pode-se também adotar a guarda nidal, que é quando o menor permanece no ‘ninho’, na residência familiar, e os pais se revezam em períodos para conviver com a filha na residência”, acrescenta a advogada.

Dentro da guarda compartilhada, há a possibilidade de alternância de residências, o que, de acordo com Antilia Reis, atende ao princípio constitucional do melhor interesse do menor e atende a função social de proporcionar para a criança a convivência equilibrada e a manutenção de laços afetivos com ambos os genitores após o divórcio, sem prejudicar o seu desenvolvimento psicológico e emocional.

Pensão

“A guarda alternada não desobriga o pagamento de pensão alimentícia que compreende habitação, alimentação, escola, cursos extra curriculares, babá, motorista, lazer, etc para manter o padrão de vida que a menor tinha quando os pais estavam casados”, explica a advogada.

Segundo a Antilia, a pensão alimentícia deve seguir o trinômio de necessidade do menor, possibilidade e proporcionalidade dos genitores. Isso significa que, para que a pensão seja paga, deve ser levado em consideração as necessidades da criança, a capacidade financeira dos pais e a proporção entre esses fatores. 

“Se houver fixação da guarda compartilhada com residência alternada, estabelecida por decisão judicial ou convenção entre os pais, não se descarta o dever da prestação de alimentos, que sempre deve ser analisado no caso concreto. Como ambos têm condições financeiras e a menor ficaria metade do tempo com cada genitor, entendo que todas as despesas devem ser planilhadas e divididas 50% para cada”, explica Antilia.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações