metropoles.com

Por que o YouTube reduziu a monetização dos canais infantis?

A produção de conteúdo infantil estimulou a coleta de dados comerciais e isso fez surgir uma pressão por mais privacidade

atualizado

Compartilhar notícia

Youtube Kids/ Google
Logo_Youtube_Kids
1 de 1 Logo_Youtube_Kids - Foto: Youtube Kids/ Google

Algumas crianças, incentivadas pelos pais, fazem uma produção intensa de conteúdo. Isso tudo porque eles descobriram que existe uma audiência gigantesca dentro do mundo infantil e, com a monetização do YouTube, esses criadores encontraram uma mina de ouro dentro da plataforma.

Uma discussão teve início nos EUA quando uma série de canais percebeu que o público infanto-juvenil tem força também no YouTube. Esse canais começaram a inserir vídeos para chamar atenção dos pequenos espectadores, aumentando seus lucros.

Toda essa produção de conteúdo infantil estimulou a coleta de dados comerciais dentro das pesquisas de compra. Sabe quando pesquisamos um produto e ele aparece em vários lugares como anúncios personalizados? No YouTube não é diferente.

Essas questões fizeram surgir um pressão da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, bem como uma enorme preocupação do YouTube com os direitos da privacidade on-line de crianças e adolescentes, o que determinou que toda ação de coleta de dados seja preservada, sendo utilizadas somente pela plataforma para optimização de conteúdos, mas pondo fim à exibição de anúncios personalizados.

Com isso, criou-se o YouTube Kids. A plataforma é voltada única e exclusiva para o público infanto-juvenil e tem a intenção de trazer segurança e um ambiente saudável para as crianças e para toda a família, com conteúdos que podem ser regulados pelos pais.

Procurado, o YouTube emitiu a seguinte nota:

“A prioridade do YouTube é agir com responsabilidade. Nesse sentido, nada é mais importante do que proteger as crianças e sua privacidade. Investimos pesado em políticas, produtos e práticas que ajudem a atingir esse objetivo.

Desde o início, o YouTube se propôs ser um site para usuários com mais de 13 anos, como está observado em nossos termos de serviço. Seu uso por crianças sempre deve ser feito em contexto familiar e em companhia de um adulto responsável. Também recomendamos que os pais usem o YouTube Kids nas situações em que uma criança menor de 13 anos assista vídeos sem a supervisão de um adulto.

Em 2019, mudamos o tratamento conferido a dados relacionados a conteúdo para crianças no YouTube. Assim, os dados de qualquer pessoa que assista a conteúdo infantil no YouTube começaram a ser tratados como se fossem produzidos por uma criança – não importa a idade do espectador. Isso significa que, em vídeos feitos para crianças, restringimos a coleta e o uso de dados apenas ao necessário para apoiar a operação do serviço.

Além disso, não exibimos mais nenhuma propaganda personalizada nesse tipo de conteúdo, e alguns recursos ficaram indisponíveis, como comentários e notificações. Os criadores precisam informar ao YouTube quando seu conteúdo se encaixar na categoria infantil, de modo que possamos identificar esses vídeos. Também utilizamos aprendizado de máquina para encontrar conteúdo evidentemente voltado para crianças – como vídeos que enfatizam personagens, temas, brinquedos ou games infantis. “

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?