metropoles.com

“Bem acolhidos”, diz João Gomes sobre projeção nacional do piseiro

Um dos precursores do gênero musical, junto de Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes, mobilizaram uma multidão de pessoas em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

João Gomes durante apresentação para uma multidão de pessoas num show no Mercadão Municipal de São Paulo (Divulgação)
João Gomes durante apresentação para uma multidão de pessoas num show no Mercadão Municipal de São Paulo (Divulgação)
1 de 1 João Gomes durante apresentação para uma multidão de pessoas num show no Mercadão Municipal de São Paulo (Divulgação) - Foto: João Gomes durante apresentação para uma multidão de pessoas num show no Mercadão Municipal de São Paulo (Divulgação)

Um show 100% gratuito promovido em pleno Mercadão Municipal de São Paulo na tarde desta terça-feira (19), reuniu três grandes nomes do forró na atualidade: João Gomes, Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes. O evento marca uma prévia na celebração das festas juninas com a retomada dos eventos presenciais – paralisados devido à pandemia de Covid-19.

A coluna LeoDias marcou presença no local com a repórter Baárbara Martinez, que bateu um papo com João Gomes, a explosão nacional do piseiro, gênero que ele próprio faz questão de enfatizar como “o bom e velho forró”, agora repaginado.

0

O cantor e compositor de 19 anos, fã de Gonzaguinha, Dominguinhos e Fagner (este último, uma de suas apostas para uma futura parceria musical), relatou a emoção de se apresentar para um público amante do piseiro, que o fez alcançar tamanha projeção.

As comparações de um gênero para outro – bem como a atribuição de que o piseiro está “tomando lugar” do sertanejo -, também foram esclarecidas por João Gomes. Para ele, “tem lugar para todo mundo” e a recepção do público em geral, fora de sua terra, Serrita, em Pernambuco, foi das melhores, embora exista quem insista no “desmerecimento”.

“A primeira festa [para público não regional] que eu fiz foi no Sul, em Governador Valadares. E aí, eu fiquei meio assim: ‘Como vou entregar o show?’. Mas hoje não temos mais aquele receio. A galera está lá para ouvir a nossa música. Antes, tinha aquela coisa: ‘Será que a gelera vai querer que eu cante sertanejo?’. Mas agora não e isso é legal. Mesmo assim, ainda tem gente que chega e fala com muita pretenção, umas coisas do tipo: ‘O piseiro está tomando espaço do sertanejo’. Mas não é assim. Estamos ocupando um lugar que é nosso. E tem espaço para todo mundo, inclusive para a galera mais simples, para quem sonha. O piseiro é um estilo muito simples, é um teclado. E para quem gosta de cantar e não tem muita coisa, isso é muito legal. Num geral, eu agradeço a Deus por estarmos chegando em vários lugares. Já tocamos no Paraná, Rio Grande do Sul e em Goiânia, a casa do sertanejo. A música vai conversando com ela mesma. Estamos muito bem acolhidos, não por querer tomar espaço de ninguém”, salientou o artista, hoje com 11 milhões de seguidores no Instagram.

Afinal, piseiro também é forró?

“O piseiro não deixa de ser forró. É tudo forró, mas muita gente pergunta. Falaram que o piseiro não era uma parada de forró, mas quem diz é o público. Se você chegar a um fã que gosta da minha música, ele vai dizer que é musica. A galera que curte não tenta explicar tanta coisa e realmente é essa galera que merece ser ouvida. Hoje tem muito essa onda de dizer que o trap não é hip hop, mas quem ouve não está muito preocupado com isso”, explicou João Gomes quando questionado sobre a evolução do forró.

A volta das festas de São João e o reencontro com o público

“São João é uma coisa que a gente vai redescobrir. Ficamos dois anos parados e bombando na pandemia. Não só eu como outras pessoas do gênero. Ainda não sentimos o São João, mas o forró tem muitas gerações. Geração do triângulo, da sanfona, a geração da bateria, dos metais e agora a geração da galera que canta piseiro. O público é quem vai dizer e aprovar. No caso, a gente tem que mostrar que estamos preparados e a fim de fazer o que estamos fazendo e a vontade de mostrar que estamos sonhando e se divertindo com isso”, concluiu.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Compartilhar notícia