Tudo o que rola no universo dos famosos e da televisão, sob o olhar atento de Leo Dias e equipe.

Artistas equiparam ganhos na TV com trabalhos na internet. Entenda

Iniciar carreira na TV já não é prioridade para artistas. Grandes nomes das telinhas também "mudaram a rota" e miram o mercado digital

atualizado 06/07/2021 9:08

Deborah Secco e Giovanna EwbankReprodução/Instagram

O mundo mudou e hoje falar que o sonho de qualquer adolescente dos anos 1990 era participar da Malhação e iniciar sua carreira na TV soa cringe aos olhos da geração alfa e Z. Em 2021, qualquer um que tenha um smartphone e acesso à internet pode virar uma celebridade (garantindo ganhos de salários dignos de veteranos na TV) o que fez com que grandes nomes das telinhas alterassem a rota e olhassem com mais cuidado para o universo digital. Há artistas que hoje faturam muito mais com a internet do que com a televisão. Mas isso não é uma regra.

Deborah Secco explica que, se bem utilizada, a ferramenta pode ser tão lucrativa quanto os trabalhos na televisão. “Não posso falar por todo mundo. Mas eu vejo que a internet pode ser bem utilizada e planejada. Se a pessoa contar com um público verdadeiro, o trabalho pode render tanto quanto ou até mais que os veículos antigos. Além disso, a internet também é algo que consegue monetizar maior número de pessoas”, comenta Deborah, que é uma usuária assídua do Instagram.

0

“A transição se faz necessária porque o mundo mudou. A forma de consumir conteúdo não é mais a mesma da época que eu consumia conteúdo. Minha filha já não vê mais TV, não sabe o que é revista, jornal, nem MP3”, destaca a atriz.

Giovanna Ewbank também ressalta que, atualmente, dá para equiparar os ganhos na internet com os ganhos na TV. “Dá pra equiparar. Nem sempre foi assim porque o movimento de valorizar a publicidade na internet também é recente, embora já se fale disso há muito tempo. As redes sociais e o YouTube, muitas vezes, são hoje os meios preferenciais de uma marca. Em alguns casos, o anunciante nem investe na mídia tradicional”, enfatiza a apresentadora.

#Publi que te quero bem

Frequentemente, os seguidores podem ver a palavra #publi escrita nos posts de centenas de artistas. A coluna explica o que isso significa: são postagens patrocinadas/ pagas por marcas, com o intuito de que aquele artista faça a divulgação de algum produto ou serviço.

A coluna apurou que muitos atores já ganham mais com posts patrocinados do que com seus salários na televisão. Até porque, hoje em dia, a maioria dos atores recebe apenas por obra. Se ele está sem projeto na televisão, não recebe nada.

“Não sei dos salários dos atores para responder sobre isto. O que posso dizer é que os posts patrocinados, quando feitos com cuidados, são parte essencial da receita de grande parte dos artistas”, define Ewbank.

Últimas notícias