metropoles.com

Vídeo. Senadora é interrompida três vezes em votação da CCJ: “Está difícil”

Eliziane Gama estava inscrita e precisou de intervenção de Davi Alcolumbre: “Talvez se colocar um homem antes se garanta o silêncio”, disse

atualizado

Compartilhar notícia

Jefferson Rudy/Agência Senado
Eliziane Gama
1 de 1 Eliziane Gama - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Para conseguir ser ouvida por 10 minutos na Comissão de Constituição e Justica (CCJ) do Senado Federal, nesta quarta-feira (15/9), a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) precisou apelar por pelo menos três momentos para que o presidente da sessão, Davi Alcolumbre (DEM-AP), garantisse a palavra para a congressista.

Em meio à inúmeras interrupções, a parlamentar reclamou no plenário da comissão a falta de atenção e as conversas durante o pronunciamento e sugeriu que, se um homem estivesse com a palavra, poderia garantir a atenção para a fala dela em seguida.

“Está difícil, presidente. Talvez se Vossa Excelência passar para um homem falar antes de mim, para garantir o silêncio na sequência”, desabafou.

Após a intervenção de Alcolumbre, a senadora foi mais uma vez interrompida. “Muita euforia”, continuou Eliziane Gama.

A congressista tentava dar início à defesa de se incluir na reforma eleitoral uma garantia de recursos em dobro do fundo eleitoral para candidatura de mulheres, de negros, além de paridade para candidaturas femininas. Das Américas, o Brasil é um dos países com menor participação de mulheres na política.

Eliziane Gama citou como exemplo o Chile, país onde a paridade de candidaturas já existe como lei há bastante tempo e que, recentemente, teve que devolver cadeiras conquistadas no parlamento a homens para manter a igualdade política.

A senadora propõe um desmembramento da PEC da reforma eleitoral para tentar incluir na legislação brasileira a paridade entre candidaturas de homens e mulheres. Atualmente a lei exige 30% de candidaturas femininas.

Assista ao momento de interrupção:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?