metropoles.com

PT lança pré-candidatura de diretora do Sinpro-DF ao Palácio do Buriti

Professora aposentada, Rosilene Corrêa teve o nome anunciado dentro da prévia do partido, que é disputada também por Geraldo Magela

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Fotografia colorida de grupo de pessoas com mãos levantadas
1 de 1 Fotografia colorida de grupo de pessoas com mãos levantadas - Foto: Divulgação

O diretório regional do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF) lançou, na noite de segunda-feira (14/12), a pré-candidatura de Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), ao Palácio do Buriti no ano que vem. O evento ocorreu no Setor Bancário Sul, área central de Brasília.

O presidente do PT-DF, Jacy Afonso, teceu elogios à militante e disse que o momento é de discutir dentro do partido a melhor alternativa para que a sigla volte ao poder. Na capital federal, a legenda já ocupou o Palácio do Buriti por dois momentos: em 1994, quando era Cristovam Buarque o governador, e em 2010, quando Agnelo Queiroz foi eleito.

“Hoje, é um ato interno do PT e, portanto, estamos numa discussão interna partidária. Então, neste momento, estamos discutindo qual é o melhor caminho para a reconstrução do partido para vencer Bolsonaro e eleger Lula na Presidência. O PT vai procurar criar a unidade interna com esse objetivo”, disse.

Segundo ele, a primeira pré-candidatura lançada pelo partido é o ponta pé para que o partido tenha viabilidade eleitoral no ano que vem. Com a sindicalista, disputa a prévia interna distrital o ex-deputado federal Geraldo Magela.

“Ela é uma companheira extraordinária e, portanto, acredito eu, que é uma reconstrução pela representatividade do ato, da política e dos movimentos sociais. A companheira tem todas as condições para fazer a dobradinha Lula e Rosilene”, disse.

0
Histórico

Entre as bandeiras levantadas pela legenda de esquerda está a reestatização do serviços de energia pública do Distrito Federal, a extinção do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) e a valorização de programas sociais.

Natural de Petrolina (GO), a possível postulante é pedagoga de formação e professora aposentada da rede pública de ensino do Distrito Federal. Antes, atuou nas escolas do estado de Goiás. Atualmente, é vice-presidente do PT-DF.

“Sou pré-candidata e quero ser candidata, elegendo deputados, também os federais, e elegendo Lula e tendo a companheira Erika [Kokay] no Senado, eu quero sim estar no Buriti para mudar essa realidade, porque o Executivo faz isso mais rápido e a fome não pode esperar.”

 

Apoio

Durante o ato, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, um dos principais nomes nacionais da sigla, enviou uma mensagem gravada em apoio à pré-candidatura da professora.

“Vamos criar uma campanha popular, vamos criar centenas, milhares de ‘minha casa é Lula’. Vamos construir uma frente democrática e popular em Brasília”, disse.

Estiveram presentes no ato político o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), Rodrigo Rodrigues; a representante do Movimento dos Sem Terra (MST-DF), Sandra Catanhêde; os deputados distritais petistas Arlete Sampaio e Chico Vigilante; além do presidente do PT-DF, Jacy Afonso; e dos deputados federais Erika Kokay (PT) e Professor Israel Batista (PV).

“Ela tem qualidades que eu acho fundamentais em um político: ela constrói pontes e não muros. Portanto, a Rosilene vai nos ajudar a construir uma frente de esquerda para derrotar Bolsonaro e fazer de Lula presidente da República”, disse Arlete Sampaio.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações