metropoles.com

Possível fusão entre PSL e DEM afeta tabuleiro político rumo ao Buriti

Com tratativas avançadas, a nova sigla deverá abrigar políticos com posicionamentos divergentes, o que pode gerar uma debandada geral

atualizado

Compartilhar notícia

RAIMUNDO SAMPAIO/ESP. METRÓPOLES
Palácio do Buriti
1 de 1 Palácio do Buriti - Foto: RAIMUNDO SAMPAIO/ESP. METRÓPOLES

A fusão entre o Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM) atingirá diretamente as costuras realizadas, até então, nos bastidores políticos para a disputa pelo Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal (GDF).

Atualmente, políticos com alinhamentos distintos integram as duas siglas. É o caso da deputada federal Bia Kicis (PSL), uma das principais defensoras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional.

Por outro lado, o Democratas de ACM Neto tem em seus quadros o deputado federal Luis Miranda, responsável por escancarar uma das principais denúncias contra o governo bolsonarista e que é investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

Recentemente, o deputado distrital Eduardo Pedrosa também ingressou nas fileiras da regional partidária comandada pelo ex-deputado federal Alberto Fraga, amigo de longas datas de Bolsonaro e adversário declarado do atual governador Ibaneis Rocha (MDB).

Uma eventual aliança eleitoral entre o emedebista e a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda (PL), ameaça o histórico alinhamento entre o DEM e a base arrudista.

Fusão

A união entre os dois partidos tem o propósito de criar a maior bancada do Congresso Nacional. Contudo, a junção, assim como no recorte da capital federal, traz incertezas em mandatários de todo o país.

Principal berço do bolsonarismo, o PSL tem cerca da metade dos políticos eleitos fiéis ao titular do Palácio do Planalto e, a depender do partido a ser escolhido pelo possível candidato à reeleição, vai resultar numa debandada da nova legenda.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?