metropoles.com

Esplanada terá megacampanha federal com dicas de prevenção à Covid

Ministério da Saúde solicitou autorização do GDF para instalar empenas publicitárias com medidas preventivas nas laterais dos ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ipe amarelo servidor público
1 de 1 Ipe amarelo servidor público - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O governo federal prepara uma megacampanha para estampar a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com orientações à população sobre as principais medidas protetivas contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde solicitou que o Governo do Distrito Federal (GDF) autorize a instalação de empenas publicitárias em cada um dos prédios projetados por Oscar Niemeyer e que abrigam os 23 ministérios da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Por ser em área tombada, a pasta responsável pelas ações nacionais da pandemia resolveu fazer uma consulta oficial aos integrantes do Palácio do Buriti, sede do governo local.

“A Covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre principalmente entre pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas”, explicou o ministério para o GDF.

“Diante deste cenário complexo, reforçamos a necessidade da comunicação sobre a importância das medidas de prevenção: lave as mãos/use máscara/evite aglomeração/mantenha o distanciamento social e procure atendimento imediato caso tenha algum sintoma. Para essa ação na Esplanada, foi planejada a instalação de empenas nos prédios dos ministérios”, continuou.

Autorização

De acordo com o Ministério da Saúde, os materiais utilizados serão confeccionados em lona tensionada, fixada em estrutura de metalon – material industrial de alta resistência – com as dimensões de 16 metros por 12 metros. O tamanho é o autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A instalação está prevista para o dia 25 de maio e deve perdurar pelos próximos meses.

De acordo com a Secretaria DF Legal, responsável pela fiscalização das atividades e intervenções urbanas do GDF, a publicidade institucional de órgãos públicos não precisa de autorização prévia, segundo prevê o Plano Diretor de Publicidade (PDP) do Distrito Federal.

Ainda conforme o GDF, ficam dispensadas de licenciamento as propagandas referentes a empreendimentos ou campanhas de interesse público promovidas pelo Poder Público, desde que tenha a ocupação máxima de 25 % da superfície de fixação.

No total, o Brasil já perdeu 441.691 vidas para a Covid-19 e computou 15.812.055 casos de contaminação.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?