Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Trailer oficial revela a voz enigmática de Martin Margiela

O documentário On His Words é uma recapitulação da carreira icônica do estilista em suas próprias palavras

atualizado 27/02/2020 16:12

DOC NYC/Reprodução

“Eu não gosto da ideia de ser uma celebridade. O anonimato é muito importante para mim”. É assim, de forma misteriosa, que Martin Margiela dá início ao trailer oficial do documentário On His Words, dedicado à sua carreira. Conhecido como o homem invisível da moda, o criativo belga de 62 anos não aparecia no final dos desfiles, não dá entrevistas e sempre foge dos flashes. 

Vem comigo saber mais sobre a mais recente apresentação!

Giphy/Reprodução

Em meados de 2002, a Maison Margiela foi comprada pelo grupo OTB, de Renzo Rosso. Sete anos depois, o profissional se desligou da etiqueta que fundou. Apenas no documentário On His Words (em suas próprias palavras, em tradução livre), Martin Margiela quebrou o silêncio de 30 anos. 

A notícia de uma suposta aparição pública do estilista deixou uma legião de fãs ansiosos. A produção estreou em Nova York durante o evento anual Doc NYC Film Festival, no ano passado. Porém, somente na sexta-feira (07/02/2020) o trailer oficial tornou-se público. 

@margielainhisownwords/Instagram/Reprodução
O trailer mostra detalhes do primeiro desfile do designer

 

@margielainhisownwords/Instagram/Reprodução
Croqui do estilista Martin Margiela para a primeira coleção

 

@margielainhisownwords/Instagram/Reprodução
As máscaras passam a ser uma das identidades do profissional

 

@margielainhisownwords/Instagram/Reprodução
No primeiro desfile, Margiela passou tinta nas solas dos sapatos Tabi

As mãos do icônico estilista e a própria voz de Margiela marcaram presença no trailer. Porém, o repúdio aos flashes continua, e a imagem do estilista não aparece. “Quero o meu nome ligado às minhas criações, e não ao meu rosto”, comenta Martin no documentário. 

Com direção de Reiner Holzemer, o curta-metragem tem foco na história de um dos estilistas mais enigmáticos e revolucionários da atualidade. 

Com um indefectível sotaque belga, o profissional fala sobre suas inspirações e explica conceitos por trás das coleções, sempre comentadas na moda contemporânea. 

Produzido pela Dogwoof, o trailer mostra algumas das principais coleções de Margiela e que fugiram do tradicional, como as máscaras que cobriram os rostos das modelos durante as três décadas da carreira do diretor criativo. Os casacos de peruca e a icônica bota Tabi, que divide os dedos dos pés e cria um aspecto visual de casco de animal, também ganham destaque na película. 

@margielainhisownwords/Instagram/Reprodução
Registro do estilista trabalhando em uma peça da segunda coleção que assinou

 

@margielainhisownwords/Instagram/Reprodução
Detalhe de uma das criações

 

@margielainhisownwords/Instagram/Reprodução
Molde original que deu origem aos pisantes Tabi

 

@margielainhisownwords/Instagram/Reprodução
Exposição em Paris

“Estamos muito animados em trabalhar com a história de um designer tão enigmático e misterioso; e, ainda mais, considerando que, extraordinariamente, é a primeira vez que ele concorda em fazer parte de qualquer filme sobre sua vida ou obra”, diz Ana Vicente, da produtora Dogwoof, em entrevista ao portal FFW

Assista ao trailer oficial: 

Essa não é a primeira vez que a história de Margin Margiela aparece nas telonas. Em 2015, o curta-metragem The Artist Is Absent (O artista está ausente, em tradução livre) também enfatizou a importância do estilista para a moda.

Com direção de Alison Chernick, o documentário reuniu diversos vídeos que ainda não tinham sido divulgados. Entre os materiais, cenas do acervo e entrevistas com funcionários próximos enriqueceram o produto final.

Confira o trailer: 

Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias