Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

TikTok: Daphne Guinness esbanja estilo em vídeos fashionistas

Conheça a socialite multitalentosa que mostra o potencial da plataforma para a moda em vídeos descontraídos e excêntricos

atualizado 20/03/2020 21:51

Daphne GuinnessThomas Concordia/WireImage via Getty Images

Rede social queridinha da geração Z, o TikTok é conhecido pelos vídeos curtos com conteúdo humorístico, dublagens de músicas e memes. O aplicativo vem se revelando, também, como uma plataforma em potencial para a moda. O perfil da socialite, cantora e designer de moda Daphne Guinness é a prova disso. Excêntrica e dona de um estilo gótico, a inglesa compartilha vários registros de seu universo fashion por lá.

Vem comigo saber mais!

Em seu primeiro post, publicado em outubro de 2019, Daphne disse: “Olá, TikTok! Me ensinem a usar esta coisa”. Desde então, a fashionista de 52 anos conquistou 32 mil seguidores e mais de 173 mil likes. O número de followers é bem menor que sua conta do Instagram, com 136 mil. Em compensação, o feed é muito mais descontraído.

Enquanto os cliques postados no Instagram são posados e superproduzidos, os vídeos do TikToks são mais irreverentes. Ela compartilha os bastidores de ensaios fotográficos, capas de revista e ainda relembra editoriais antigos. Alguns posts foram gravados diretamente do backstage da grife The Blonds, para a qual Daphne desfilou na Semana de Moda de Nova York em fevereiro de 2018.

Nem a pandemia novo coronavírus tira o clima divertido: um de seus posts mais recentes incentiva a higiene das mãos, por exemplo. Para a trilha sonora, Daphne escolhe canções próprias, hip-hop lo-fi e hits do pop atual, incluindo faixas de Doja Cat, RuPaul, Dua Lipa e Justin Bieber.

@daphneguinnessOutfits of the week ✨ ##tiktokfashion ##ootw ##favoritefit ##YourTurnChallenge ##outfitideas ##fashionweek ##foryou♬ WALKED IN – ultradiox

@daphneguinness##shoechallenge ? ##foryou♬ Cannibal by Kesha – rapidsongs

@daphneguinnessBackstage dance to @dojacat “Say so” with Brett! ? ##tiktokdance ##sayso ##music ##fashion ##dayattheoffice ##MakeTheLeap ##ontherunway ##bts♬ Say So – Doja Cat

@daphneguinnessGetting dressed late as usual !❤️?? ##ootd ##fashion ##oldschool ##dayattheoffice♬ Old School – Daphne Guinness

@daphneguinnessBe safe everyone! Wash your hands. ##SafeHands @who ##coronavirus♬ Its Corona time – playboierik21

 

Na moda, Daphne é figurinha carimbada. Dona de todo o acervo da falecida editora de moda Isabella Blow, comprado em 2010, a artista chegou a promover um leilão para arrecadar fundos para a Fundação Isabella Blow. Em 2013, organizou uma exposição em homenagem ao legado fashion da amiga. Dois anos antes, o próprio guarda-roupa da musa foi tema de uma mostra no Fashion Institute of Technology.

Consumidora assídua de alta-costura e grifes renomadas do segmento de luxo, Daphne é herdeira da cervejaria irlandesa Guinness e mãe de três filhos. Convidada vip de desfiles importantes, ela construiu amizades com estilistas como Tom Ford e Alexander McQueen, além do fotógrafo e diretor David LaChapelle, que a fotografou em diversos momentos.

Daphne Guinness
Excêntrica e dona de um estilo com elementos góticos, a inglesa Daphne Guinness é artista e herdeira da cervejaria Guinness

 

Daphne Guinness
Daphne é cantora, designer de moda, produtora, atriz e já realizou várias outras funções

 

Daphne Guinness
Agora, a nova aposta da fashionista é o TikTok

 

Daphne Guinness
Na plataforma, ela publica vídeos nos bastidores de ensaios fotográficos, desfile, gravações de videoclipes e muito mais

 

Daphne Guinness
Clique de quando ela desfilou para a grife The Blonds no New York Fashion Week, em fevereiro de 2018

 

Daphne Guinness no Met Gala 2011
Daphne era grande amiga do estilista Alexander McQueen, morto em 2010. Nesta foto, ela comparece à edição do Met Gala dedicada a ele, em 2011

 

Sapatos de plataforma sem salto e o cabelo gótico, que mistura fios pretos e platinados, são a assinatura da herdeira. A propósito, Daphne cria peças personalizadas para si mesma, incluindo calçados e joias.

No começo dos anos 2010, lançou linhas de maquiagem com marcas como NARS e MAC. Em 2009, criou um perfume para a Comme Des Garçons. No audiovisual, já produziu, dirigiu e participou do elenco de curta-metragens, além de ter atuado em filmes como The Murder of Jean Seberg (2011), no qual interpretou a protagonista.

Como cantora, Daphne tem dois discos no mercado: Optimism in Black (2016) e Daphne and the Golden Chord (2018). Seu single mais recente é Hallucinations, carro-chefe do disco Revelations, aguardado para este ano.

Antes mesmo do TikTok, a artista publicava vídeos descontraídos de behind the scenes no Instagram Stories. Ao que tudo indica, a rede social chinesa é a plataforma ideal para o novo momento criativo da artista multifacetada.

Daphne Guinness
O cabelo platinado com detalhes pretos é uma das assinaturas de Daphne

 

Daphne Guinness
Os sapatos de plataforma sem salto costumam compor a maioria de seus visuais e aparecem vez ou outra no TikTok

 

Vale lembrar que a Celine convidou o astro do TikTok Noen Eubanks para uma campanha em dezembro de 2019. Recentemente, foi a vez da apresentadora e atriz brasileira Maisa Silva participar de uma ação da Dolce & Gabbana voltada para a plataforma.

A rede social começou a mostrar potencial para a moda. No fim de 2019, o astro Noen Eubanks foi convocado para uma campanha da Celine

 

@maisa/Instagram/Reprodução
Recentemente, Maisa Silva participou de uma ação da Dolce & Gabbana na rede social chinesa

 

Em novembro de 2019, o TikTok atingiu 1,5 bilhão de downloads

 

O TikTok atingiu o número de 1,5 bilhão de downloads em novembro do ano passado. Só em 2019, foram 738 milhões, segundo o site Business of Apps. A empresa de análise de dados estima ainda que cerca de 2/3 dos usuários da rede social tenha menos de 30 anos, uma mistura de millennials e geração Z.

 

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias