metropoles.com

Site lista as bolsas de luxo mais instagramáveis de todos os tempos

A plataforma fez análise para descobrir os 20 modelos mais compartilhados na rede social

atualizado

Compartilhar notícia

Christian Vierig/Getty Images
Bolsa Birkin, da Hermès
1 de 1 Bolsa Birkin, da Hermès - Foto: Christian Vierig/Getty Images

O Instagram, assim como o street style das semanas de moda, é um ótimo radar para ficar de olho nas tendências do momento. Quando surge alguma candidata à “nova it bag, por exemplo, o item não demora a aparecer no feed das principais influenciadoras de moda. De olho no potencial da plataforma, o site de vendas britânico OnBuy fez um pequeno levantamento para listar as bolsas mais “instagramáveis” até o momento. O resultado mostra que as mais publicadas são modelos clássicos.

Vem saber mais detalhes!

Giphy/Reprodução

Para chegar às 20 bolsas mais publicadas no feed do Instagram, a OnBuy recorreu a um método bem simples. A equipe do site pesquisou os 50 modelos mais importantes em artigos de sites especializados em moda. Em seguida, avaliou as hashtags (e suas variantes) relacionadas a cada um dos acessórios. Por fim, realizou alguns cálculos que resultaram na lista, repercutida recentemente pela Marie Claire britânica e por algumas edições estrangeiras da Elle.

Para surpresa de poucos, o primeiro e o segundo lugares são ocupados pelas duas bolsas mais famosas da grife francesa Hermès: Birkin e Kelly. A primeira, apesar de ser mais nova, é um dos objetos mais cobiçados do mundo. Adquirir um exemplar pode ser um verdadeiro investimento, já que ela tende a valorizar com o tempo, regra que também vale para outras bolsas do segmento de luxo.

Bolsa Baguette, da Fendi, em exposição Bags: Inside Out, do museu Victoria & Albert
O site de vendas britânico OnBuy listou as 20 bolsas mais instagramáveis de todos os tempos. Esta é a lendária Baguette da personagem Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) na série de tevê Sex and the City

 

Confira abaixo a lista das bolsas que fazem mais sucesso no Instagram, segundo o levantamento da OnBuy:

1. Birkin, da Hermès: 5.914.103 publicações

Queridinha das irmãs Kardashian-Jenner, esta bolsa foi inspirada na atriz britânica Jane Birkin e desenhada por Jean-Louis Dumas, então presidente-executivo da Hermès. Durante um voo, em 1984, ele atendeu ao pedido da artista, que estava sentada ao lado dele e se queixava de que nenhuma bolsa atendia às suas necessidades de jovem mãe. Atualmente, a revenda de determinadas edições da Birkin pode chegar à casa dos milhões de reais.

Bolsa Birkin, da Hermès
A Birkin, da Hermès, é um dos objetos mais cobiçados do mundo e foi inspirada na atriz Jane Birkin

 

2. Kelly, da Hermès: 5.451.995 publicações

Genro de Émile Hermès, Robert Dumas criou este modelo nos anos 1930, baseado em um porta-selas introduzido pela marca no fim do século 19. Na época, Dumas batizou a peça de Sac à Dépêches.

A fama internacional do produto veio nos anos 1950, quando a atriz Grace Kelly, que se tornou princesa de Mônaco, usou um exemplar para tentar esconder a barriga nos primeiros meses de gravidez. Em 1977, a peça foi batizada com o nome dela e, até hoje, é uma das mais icônicas da grife francesa.

Bolsa Kelly, da Hermès
A bolsa Kelly ficou conhecida depois que a então atriz Grace Kelly, que se tornou princesa de Mônaco, foi fotografada com ela

 

3. Lady Dior, da Dior: 2.091.718 publicações

Uma das bolsas favoritas das fashionistas e celebridades, este modelo da Dior se chamava Chouchou originalmente e foi lançado em 1994. No ano seguinte, ganhou popularidade depois de ser visto nas mãos da princesa Diana em diversas ocasiões. A partir dali, a peça ganhou o nome de Lady Dior, em referência ao apelido Lady Di.

Bolsa Lady Dior, da Dior
Outra bolsa que foi batizada em homenagem a uma celebridade: de Chouchou, este modelo da Dior passou a se chamar Lady Dior, em homenagem à princesa Diana

 

4. GG Marmont, da Gucci: 976.651 publicações

Representando a nova geração de bolsas, a GG Marmont foi introduzida na Gucci pelo diretor criativo Alessandro Michele, em 2016. Apesar de ter apenas cinco anos, o charme deste modelo está justamente no design retrô, com direito a alça de correntes, o logotipo vintage de G duplo, dos anos 1970, e matelassê.

Bolsa GG Marmont, da Gucci
A GG Marmont é uma criação de Alessandro Michele para a Gucci

 

5. Boy, da Chanel: 849.059 publicações

Outro modelo dos anos 2010 é a Boy, da Chanel. Lançada em 2011 pelo icônico Karl Lagerfeld, essa bolsa retangular foi batizada em referência a um amor de Gabrielle Chanel na juventude, o inglês Boy Capel. As características reúnem traços marcantes das bolsas da maison, como o fecho com a assinatura do C duplo e a alça de correntes.

Bolsa Boy, da Chanel
O matelassê também marca presença na bolsa Boy, da Chanel, lançada em 2011

 

6. Trapeze, da Celine: 659.694 publicações

O diferencial desta bolsa, uma das mais famosas da grife francesa Celine, está justamente nas laterais largas que quebram um pouco o ar minimalista com uma pitada de exagero. Criada pela lendária Phoebe Philo, diretora criativa da grife por uma década, o acessório de 2010 se assemelha a outro modelo famoso da marca, a Luggage. Infelizmente, não aparece mais entre as opções do e-commerce da marca.

Bolsa Trapeze, da Celine
A bolsa Trapeze foi uma das contribuições de Phoebe Philo para a Celine. Porém, ao que tudo indica, o modelo foi descontinuado

 

7. Dionysus, da Gucci: 646.880 publicações

O detalhe de metal em formato de ferradura na bolsa Dionysus, da Gucci, com extremidades na forma de cabeças de tigre, é uma homenagem do diretor criativo Alessandro Michele ao deus grego Dionísio. A mitologia diz que o personagem lendário “cruzou o rio Tigre em um tigre enviado a ele por Zeus”. O modelo foi introduzido na coleção outono/inverno 2015.

Bolsa Dionysus, da Gucci
O deus grego Dionísio inspira o nome desta bolsa da Gucci, assim como o detalhe metálico que remete a tigres

 

8. Saddle bag, da Dior: 558.122 publicações

Outra queridinha da Dior é a Saddle Bag, apresentada por John Galliano em 1999 e febre no início dos anos 2000. Após a demissão do estilista em 2011, a bolsa foi descontinuada. Porém, a italiana Maria Grazia Chiuri relançou a peça clássica na coleção outono/inverno 2018. O modelo tem uma inspiração equestre, já que saddle significa sela, em inglês.

Saddle bag, da Dior
A Saddle Bag, da Dior, foi uma febre nos anos 2000 e retornou com tudo em 2018, sob direção criativa de Maria Grazia Chiuri

 

9. Classic Flap, da Chanel: 532.139 publicações

Modelo queridinho da Chanel, a Classic Flap é uma releitura feita por Karl Lagerfeld nos anos 1980 da icônica 2.55, criada pela fundadora da marca. Os dois modelos têm duas principais diferenças: na Classic Flap, a alça tem couro entrelaçado na corrente, diferentemente da 2.55, com alça feita apenas de metal. Na irmã mais nova, o fecho tem o logotipo de C duplo, enquanto no modelo de 1955, o fecho é uma ferragem retangular.

Bolsa Classic Flap, da Chanel
A Classic Flap é uma releitura que Karl Lagerfeld fez, nos anos 1980, da icônica bolsa 2.55, criada por Coco Chanel

 

10. Antigona, da Givenchy: 529.079 publicações

Charmosa com suas linhas limpas e elegantes, a bolsa mais conhecida da Givenchy, Antigona, estreou na coleção outono/inverno 2010, criada por Riccardo Tisci. O nome é inspirado em uma tragédia escrita pelo dramaturgo grego Sófocles. O item caiu nas graças de celebridades, como Kate Moss e Beyoncé.

Bolsa Antigona, da Givenchy
Riccardo Tisci criou a bolsa mais famosa da Givenchy, Antigona

 

Confira o restante da lista abaixo:

11. Nylon, da Prada: 435.375 publicações
12. Luggage, da Celine: 345.913 publicações
13. Puzzle, da Loewe: 303.247 publicações
14. Speedy, da Louis Vuitton: 254.035 publicações
15. Belt, da Celine: 249.431 publicações
16. Soho, da Gucci: 203.374 publicações
17. Neverfull MM, da Louis Vuitton: 161.667 publicações
18. Alma, da Louis Vuitton: 141.306 publicações
19. Snapshot, da Marc Jacobs: 136.748 publicações
20. Baguette, da Fendi: 121.254 publicações

Com exceção da Marc Jacobs, que é uma grife estadunidense, todas as outras bolsas da lista são de marcas europeias, principalmente francesas (Hermès, Dior, Chanel, Celine, Givenchy e Louis Vuitton) e italianas (Gucci, Prada e Fendi). A Loewe, por sua vez, é espanhola. Vale destacar que as bolsas ilustradas acima têm variações de cores, materiais, tamanhos e formatos, incluindo versões na forma de pochetes e carteiras.

0


Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?