Site lista as bolsas de luxo mais instagramáveis de todos os tempos
A plataforma fez análise para descobrir os 20 modelos mais compartilhados na rede social
atualizado
Compartilhar notícia

O Instagram, assim como o street style das semanas de moda, é um ótimo radar para ficar de olho nas tendências do momento. Quando surge alguma candidata à “nova it bag”, por exemplo, o item não demora a aparecer no feed das principais influenciadoras de moda. De olho no potencial da plataforma, o site de vendas britânico OnBuy fez um pequeno levantamento para listar as bolsas mais “instagramáveis” até o momento. O resultado mostra que as mais publicadas são modelos clássicos.
Vem saber mais detalhes!
Para chegar às 20 bolsas mais publicadas no feed do Instagram, a OnBuy recorreu a um método bem simples. A equipe do site pesquisou os 50 modelos mais importantes em artigos de sites especializados em moda. Em seguida, avaliou as hashtags (e suas variantes) relacionadas a cada um dos acessórios. Por fim, realizou alguns cálculos que resultaram na lista, repercutida recentemente pela Marie Claire britânica e por algumas edições estrangeiras da Elle.
Para surpresa de poucos, o primeiro e o segundo lugares são ocupados pelas duas bolsas mais famosas da grife francesa Hermès: Birkin e Kelly. A primeira, apesar de ser mais nova, é um dos objetos mais cobiçados do mundo. Adquirir um exemplar pode ser um verdadeiro investimento, já que ela tende a valorizar com o tempo, regra que também vale para outras bolsas do segmento de luxo.

Confira abaixo a lista das bolsas que fazem mais sucesso no Instagram, segundo o levantamento da OnBuy:
1. Birkin, da Hermès: 5.914.103 publicações
Queridinha das irmãs Kardashian-Jenner, esta bolsa foi inspirada na atriz britânica Jane Birkin e desenhada por Jean-Louis Dumas, então presidente-executivo da Hermès. Durante um voo, em 1984, ele atendeu ao pedido da artista, que estava sentada ao lado dele e se queixava de que nenhuma bolsa atendia às suas necessidades de jovem mãe. Atualmente, a revenda de determinadas edições da Birkin pode chegar à casa dos milhões de reais.

2. Kelly, da Hermès: 5.451.995 publicações
Genro de Émile Hermès, Robert Dumas criou este modelo nos anos 1930, baseado em um porta-selas introduzido pela marca no fim do século 19. Na época, Dumas batizou a peça de Sac à Dépêches.
A fama internacional do produto veio nos anos 1950, quando a atriz Grace Kelly, que se tornou princesa de Mônaco, usou um exemplar para tentar esconder a barriga nos primeiros meses de gravidez. Em 1977, a peça foi batizada com o nome dela e, até hoje, é uma das mais icônicas da grife francesa.

3. Lady Dior, da Dior: 2.091.718 publicações
Uma das bolsas favoritas das fashionistas e celebridades, este modelo da Dior se chamava Chouchou originalmente e foi lançado em 1994. No ano seguinte, ganhou popularidade depois de ser visto nas mãos da princesa Diana em diversas ocasiões. A partir dali, a peça ganhou o nome de Lady Dior, em referência ao apelido Lady Di.

4. GG Marmont, da Gucci: 976.651 publicações
Representando a nova geração de bolsas, a GG Marmont foi introduzida na Gucci pelo diretor criativo Alessandro Michele, em 2016. Apesar de ter apenas cinco anos, o charme deste modelo está justamente no design retrô, com direito a alça de correntes, o logotipo vintage de G duplo, dos anos 1970, e matelassê.

5. Boy, da Chanel: 849.059 publicações
Outro modelo dos anos 2010 é a Boy, da Chanel. Lançada em 2011 pelo icônico Karl Lagerfeld, essa bolsa retangular foi batizada em referência a um amor de Gabrielle Chanel na juventude, o inglês Boy Capel. As características reúnem traços marcantes das bolsas da maison, como o fecho com a assinatura do C duplo e a alça de correntes.

6. Trapeze, da Celine: 659.694 publicações
O diferencial desta bolsa, uma das mais famosas da grife francesa Celine, está justamente nas laterais largas que quebram um pouco o ar minimalista com uma pitada de exagero. Criada pela lendária Phoebe Philo, diretora criativa da grife por uma década, o acessório de 2010 se assemelha a outro modelo famoso da marca, a Luggage. Infelizmente, não aparece mais entre as opções do e-commerce da marca.

7. Dionysus, da Gucci: 646.880 publicações
O detalhe de metal em formato de ferradura na bolsa Dionysus, da Gucci, com extremidades na forma de cabeças de tigre, é uma homenagem do diretor criativo Alessandro Michele ao deus grego Dionísio. A mitologia diz que o personagem lendário “cruzou o rio Tigre em um tigre enviado a ele por Zeus”. O modelo foi introduzido na coleção outono/inverno 2015.

8. Saddle bag, da Dior: 558.122 publicações
Outra queridinha da Dior é a Saddle Bag, apresentada por John Galliano em 1999 e febre no início dos anos 2000. Após a demissão do estilista em 2011, a bolsa foi descontinuada. Porém, a italiana Maria Grazia Chiuri relançou a peça clássica na coleção outono/inverno 2018. O modelo tem uma inspiração equestre, já que saddle significa sela, em inglês.

9. Classic Flap, da Chanel: 532.139 publicações
Modelo queridinho da Chanel, a Classic Flap é uma releitura feita por Karl Lagerfeld nos anos 1980 da icônica 2.55, criada pela fundadora da marca. Os dois modelos têm duas principais diferenças: na Classic Flap, a alça tem couro entrelaçado na corrente, diferentemente da 2.55, com alça feita apenas de metal. Na irmã mais nova, o fecho tem o logotipo de C duplo, enquanto no modelo de 1955, o fecho é uma ferragem retangular.

10. Antigona, da Givenchy: 529.079 publicações
Charmosa com suas linhas limpas e elegantes, a bolsa mais conhecida da Givenchy, Antigona, estreou na coleção outono/inverno 2010, criada por Riccardo Tisci. O nome é inspirado em uma tragédia escrita pelo dramaturgo grego Sófocles. O item caiu nas graças de celebridades, como Kate Moss e Beyoncé.

Confira o restante da lista abaixo:
11. Nylon, da Prada: 435.375 publicações
12. Luggage, da Celine: 345.913 publicações
13. Puzzle, da Loewe: 303.247 publicações
14. Speedy, da Louis Vuitton: 254.035 publicações
15. Belt, da Celine: 249.431 publicações
16. Soho, da Gucci: 203.374 publicações
17. Neverfull MM, da Louis Vuitton: 161.667 publicações
18. Alma, da Louis Vuitton: 141.306 publicações
19. Snapshot, da Marc Jacobs: 136.748 publicações
20. Baguette, da Fendi: 121.254 publicações
Com exceção da Marc Jacobs, que é uma grife estadunidense, todas as outras bolsas da lista são de marcas europeias, principalmente francesas (Hermès, Dior, Chanel, Celine, Givenchy e Louis Vuitton) e italianas (Gucci, Prada e Fendi). A Loewe, por sua vez, é espanhola. Vale destacar que as bolsas ilustradas acima têm variações de cores, materiais, tamanhos e formatos, incluindo versões na forma de pochetes e carteiras.

11. Nylon, da Prada Edward Berthelot/Getty Images

12. Luggage, da Celine Edward Berthelot/Getty Images

13. Puzzle, da Loewe Edward Berthelot/Getty Images

14. Speedy, da Louis Vuitton Edward Berthelot/Getty Images

15. Belt, da Celine Christian Vierig/Getty Images

16. Soho, da Gucci Edward Berthelot/Getty Images

17. Neverfull, da Louis Vuitton Edward Berthelot/Getty Images

18. Alma, da Louis Vuitton Edward Berthelot/Getty Images

19. Snapshot, da Marc Jacobs Edward Berthelot/Getty Images

20. Baguette, da Fendi Jeremy Moeller/Getty Images
Colaborou Hebert Madeira