Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Próxima Semana de Alta-Costura terá estreia histórica da Pyer Moss

O fundador e diretor criativo da grife, Kerby Jean-Raymond, é o primeiro estilista negro e norte-americano a ser convidado pela organização

atualizado 19/05/2021 9:24

Desfile da Pyer MossFernanda Calfat/Getty Images

A alta-costura é o setor mais luxuoso da moda. O evento acontece a partir de variados critérios estabelecidos pela Câmara Sindical da Alta-Costura (Fédération de la Haute Couture et de la Mode). Há três maneiras de pertencer ao segmento: como membro aderente, representante ou convidado. Pela primeira vez, a organização elencou uma grife comandada por um estilista que é negro e norte-americano. O escolhido é o designer Kerby Jean-Raymond, fundador da Pyer Moss. A estreia será no outono/inverno 2021/22.

Vem saber mais!

GIphy/Reprodução


A chegada da Pyer Moss na haute couture, em julho, será histórica. O diretor criativo da label, Kerby Jean-Raymond, é conhecido por um forte engajamento antirracista. Militante do movimento negro, o estilista levanta a bandeira da diversidade, e luta contra o racismo e a violência policial.

Com DNA street, as criações, assim como os desfiles, representam sempre uma mensagem política. De acordo com a própria grife, combinam “narrativa, ativismo, debate, teatro e comentário social”. A marca foi fundada em 2013. Jean-Raymond a descreve como um “projeto de arte” ou “um experimento social oportuno”.

“A Pyer Moss pretende usar sua voz e plataforma para desafiar narrativas sociais e evocar o diálogo”, destaca o site da label. As peças são produzidas na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e também na Itália e em Portugal.

Com o segmento de ready-to-wear (produções que podem ir da passarela direto para as ruas), após uma pausa de dois anos, a grife retornará ao calendário do Nova York Fashion Week em setembro. Na ocasião, apresentará o compilado de primavera/verão 2022.

Desfile da Pyer Moss
Em julho de 2021, a Pyer Moss estreará na Semana de Alta-Costura

 

Estilista Kerby Jean-Raymond
Kerby Jean-Raymond é o primeiro estilista negro e norte-americano a ser convidado pela Câmara Sindical da Alta-Costura

 

Desfile da Pyer Moss
A marca fará história

 

Desfile da Pyer Moss
Fundada em 2013, a grife tem pegada política e social

 

Looks da Pyer Moss, da coleção The Sculpt
No ready-to-wear, as criações têm DNA urbano. Mas o que será reservado por Jean-Raymond para a alta-costura? Vale aguardar!

 

Além da Pyer Moss, entre os membros convidados da temporada de outono/inverno 2021/22 da alta-costura, estão Aelis, Azzaro Couture, Balenciaga, Charles de Vilmorin, Christophe Josse, Georges Hobeika, Imane Ayissi, Julie de Libran, Rahul Mishra, RVDK Ronald Van Der Kemp, RR331, Vaishali S, Yuima Nakazato e Zuhair Murad.

A Semana de Alta-Costura, que ocorrerá entre os dias 5 e 8 de julho na capital francesa, será presencial, mas as transmissões on-line permanecerão. “Dependendo da evolução da situação sanitária, os shows físicos poderão receber os convidados de acordo com um protocolo de saúde específico e obedecer a medidas determinadas pelas autoridades públicas”, apontou a organização, em comunicado.

Desfile de alta-costura da Elie Saab
A haute couture é o setor mais luxuoso da moda

 

Desfile da Balenciaga
O aguardado retorno da Balenciaga à Semana de Alta-Costura, adiado devido à pandemia, finalmente acontecerá

 

Desfile da Givenchy
A próxima temporada será a de outono/inverno 2021/22, com desfiles presenciais e até público

 

Permanentes no segmento são as casas que podem usar oficialmente a denominação de alta-costura, seguindo exigências específicas. Elas ficam com o título até que saiam por vontade própria ou por decisão do presidente da câmara. Estão na lista marcas como Chanel, Christian Dior, Giambattista Valli, Givenchy, Jean Paul Gaultier, Maison Margiela e Schiaparelli.

Os membros correspondentes são aqueles que fazem parte do setor, mas não têm sede na França. Atualmente, são eles: Alaïa, Elie Saab, Fendi, Armani, Iris Van Herpen, Miu Miu, Valentino, Versace, e Viktor & Rolf.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias