metropoles.com

Projeto Top Cufa busca revelar modelos do DF para a moda brasileira

Na 6ª edição, o concurso procura talentos das periferias brasilienses para atuar nas passarelas e em campanhas publicitárias

atualizado

Compartilhar notícia

Julia Bandeira/Top Cufa/Divulgação
Menino e menina negra em palco recebendo o prêmio. Eles posam ao lado de uma mulher mais velha, branca.
1 de 1 Menino e menina negra em palco recebendo o prêmio. Eles posam ao lado de uma mulher mais velha, branca. - Foto: Julia Bandeira/Top Cufa/Divulgação

O Top Cufa, concurso organizado pela Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa DF), tem como objetivo revelar modelos para a indústria da moda e ser uma porta de entrada para jovens no mercado de trabalho. A sexta edição do do evento começa em maio, com as inscrições, e termina em junho, com o anúncio dos vencedores após as provas finais.

Vem saber mais!

Giphy/Top Cufa DF/Divulgação

Para muitos, a moda é sinônimo de tendências que vêm e vão na velocidade da luz e de consumo desenfreado. Para outros, a área pode significar um universo de possibilidades e até uma mudança de vida. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a moda emprega 8 milhões de pessoas, entre trabalhadores diretos e indiretos.

Com o objetivo de abrir portas e mostrar oportunidades que não foram antes almejadas, até por falta de conhecimento, a unidade brasiliense da Central Única das Favelas criou o Top Cufa. O concurso visa ser a ponte para um futuro melhor e dar o suporte necessário para que modelos da periferia acreditem em si e mostrem seu potencial. 

Três homens e uma mulher em um palco, com luzes azuis, no concurso 2021 da Top Cufa DF. São eles: Preto Zezé, presidente nacional da Cufa; Anderson Quack, diretor artístico do Top Cufa; Bruno Kesseler, presidente da Cufa DF; Neusinha Pereira, diretora da Cufa DF.
Preto Zezé, presidente nacional da Cufa; Anderson Quack, diretor artístico do Top Cufa; Bruno Kesseler, presidente da Cufa DF; Neusinha Pereira, diretora da Cufa DF. Acima, foto da edição de 2021

 

Homem negro, com cabelo black, sendo maquiado por uma mulher para uma competição. O modelo participou do concurso de beleza Top Cufa DF
O objetivo é usar a moda como uma forma de inserção de jovens no mercado de trabalho

 

Mulher negra, com cabelo cacheado, sendo maquiada por uma mulher para uma competição. A modelo participou do concurso de beleza Top Cufa DF
Nesta edição, o Top Cufa DF terá o apoio da Secretaria de Turismo da capital federal
Datas e etapas

Após uma primeira edição nacional, em 2012, o concurso foi regionalizado e ganhou o formato atual. No Distrito Federal, o evento chega à sua sexta edição com uma estrutura mais consolidada e apoio da Secretaria de Turismo.

Segundo Anderson Quack, diretor artístico da iniciativa, o mercado de moda ainda é muito restrito, daí a necessidade de expandir, de diversificar e espalhar conhecimento. “A Cufa atua incentivando e dando acesso para esses jovens da periferia, dialogando com temas fundamentais como racismo, diversidade e equidade de gênero, sustentabilidade, entre outras frentes”, explicou em comunicado.

Homem jovem e negro, com cabelo estilo black, e camiseta e calças pretos. Ele está em cima de um palco fazendo o movimento de agradecimento. O evento é o concurso de beleza Top Cufa DF.
David Teófilo foi o campeão da categoria Fashion no concurso de 2021

 

Mulher jovem e negre, com cabelo cacheado louro, e camiseta e calças pretos. Ela está em cima de um palco fazendo o movimento de agradecimento. O evento é o concurso de beleza Top Cufa DF.
Na mesma categoria e também em 2021, Carla Pinheiro foi a vencedora

 

Finalistas do concurso de beleza Top Cufa 2021 no palco e o apresentador da competição. Da esquerda para direita estão: um homem negro com cabelo black, uma mulher negra com cabelo cacheado preto, um homem negro careca, um homem negro com cabelo black e uma mulher negra com cabelo cacheado louro.
No ano passado, o Top Cufa DF também foi dividido em duas categorias: Street e Fashion. Na primeira, os vencedores foram Kedson Marley do Amorim e Paola Oliveira. Na segunda, foram David Teófilo e Carla Pinheiro. No centro da foto está Bruno Kesseler, presidente da Cufa DF

 

Os interessados em participar podem fazer a inscrição entre os dias 10 e 26 de maio e escolher as duas categorias para concorrer: Fashion e Street. A primeira busca talentos para as passarelas, enquanto a segunda é voltada para jovens que pretendem ser modelos em áreas mais diversas, como a publicidade.

No dia 29 de maio acontece a primeira seletiva. Como educação e instrução são dois pontos importantes da iniciativa, no dia 5 de junho terá um workshop para que participantes entendam os processos que envolvem o mercado de modelos.

A etapa seguinte é uma sessão de fotos, que será entre 11 e 12 de junho. A tão esperada final, onde serão revelados os vencedores, será realizada nos dias 25 e 26 de junho, com direito a atrações musicais e uma feira de produtos e serviços de beleza, estética, moda e turismo. Um dia será para a final Street, e o outro, para a Fashion.

Mulher negra com cabelo cacheado médio preto. Ela está em um palco com luzes azuis e roxas e segura o microfone, cantando. No fundo é possível ver outras pessoas tocando instrumentos, como bateria e violão
O concurso sempre traz atrações cultuais, como a cantora Dhi Ribeiro

 

Homem negro com tranças médias amarradas e uma bandana. Ele está em um palco com luzes azuis e roxas e segura o microfone, cantando. No fundo é possível ver outra pessoa tocando violão
O rapper Israel Paixão foi uma das atrações da última edição do Top Cufa DF

 

Pessoas em um palco com luzes azuis e roxas. No centro é possível ver duas mulheres negras se abraçando, em um gesto de comemoração, por terem vencido o concurso de beleza.
Os vencedores do concurso serão revelados na etapa final em junho
Serviço

As inscrições para o Top Cufa DF começam em 10 de maio e ficarão abertas até o dia 26. Etapas seletivas e preparatórias acontecem até os dias 11 e 12 de junho, grandes finais do concurso. As informações e novidades da iniciativa são divulgadas no Instagram do evento. 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!

Colaborou Carina Benedetti

Compartilhar notícia