Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Outubro Rosa 2021: veja o que marcas de moda estão promovendo

Hope, Le lis Blanc, Lumas e Marisa são algumas das labels que lançam produtos em prol da causa

atualizado 08/10/2021 19:03

LUMAS Outubro RosaLUMAS/Divulgação

Prestes a completar o vigésimo ano de celebração em solo brasilieiro, a campanha do Outubro Rosa tem recebido cada vez mais destaque. O movimento tem como objetivo prevenir o câncer de mama por meio da conscientização, com foco na importância do autoexame. O objetivo é ter o diagnóstico precocemente e iniciar o tratamento da doença, quando necessário. Abraçando a importante causa, marcas como Hope, Le Lis Blanc e a etiqueta brasiliense Luma desenvolvem produtos especiais para a ocasião. 

Vem conferir!

@guam/Giphy/Reprodução

 

Hope 

Resgatando e potencializando a autoestima de mulheres mastectomizadas, a Hope lançou o sutiã Esperança. O modelo conta com estrutura adaptada para o uso de prótese embutida e costura interna que não incomoda. Unindo conforto e funcionalidade, mas sem deixar o estilo de lado, a peça é indicada para as mulheres que passaram pela cirurgia parcial ou total da mama. 

A etiqueta selecionou mulheres de diferentes regiões do Brasil, que passaram pela cirurgia de mastectomia, para desenvolver o produto. Além de colaborar com a concepção do modelo, elas protagonizam a campanha de Outubro Rosa.

Feito com microfibra power que oferece maior segurança na lateral e forro duplo biodegradável, o sutiã pode ser usado também no pós-cirúrgico. O lançamento entra para o portfólio definitivo e está disponível nas cores bege ballet e preto, atendendo do tamanho 42 ao 48.

“Queremos estar com as mulheres em todas as fases da sua vida. Nos momentos bons, como o primeiro date, o casamento, a maternidade, mas também nos momentos mais desafiadores. Estamos lançando um produto que queremos que seja um fracasso em vendas. Esperamos que nenhuma mulher precise dele, mas caso precise, que saiba que estamos aqui para ela”, comentou Sandra Chayo, diretora de estilo e marketing do Grupo Hope.

Em parceria com o Instituto Protea, a marca divulgará conteúdos para alertar sobre a doença e também doará o lançamento para todas as mulheres atendidas pelo hospital em que a instituição atua até dezembro. Além disso, todas as mulheres que realizarem a reconstrução mamária com o Instituto Living Sculpture receberão um sutiã Esperança doado pela label

HOPE campanha Outubro Rosa
A Hope lançou o sutiã Esperança, potencializando a autoestima de mulheres mastectomizadas

 

HOPE campanha Outubro Rosa
A marca convidou mulheres que passaram pela cirurgia para desenvolver o produto juntamente com eles

 

HOPE campanha Outubro Rosa
Além de colaborar com a concepção do modelo, elas protagonizam a campanha de Outubro Rosa

 

HOPE campanha Outubro Rosa
O lançamento entra para o portfólio definitivo e está disponível nas cores bege ballet e preto, atendendo do tamanho 42 ao 48

 

Lumas 

Mulher que se ama, se cuida. Incentivando as mulheres a fazer o autoexame, a etiqueta brasiliense Lumas lança duas camisetas com a temática do Outubro Rosa, visando a conscientização sobre a doença. Todo o lucro das vendas será revertido para projetos de prevenção do câncer de mama. 

As t-shirts, que estampam as frases “O amor da minha vida sou eu” e “Eu me toco”, estão disponíveis nas cores rosa e branca. Para Fernanda Sales, uma das sócias da marca, o mote da ação busca envolver toda a sociedade, considerando que o diagnóstico precoce oferece até 95% chance de cura. No entanto, apenas 46,2% das mulheres realizam o exame uma vez ao ano, e cerca de 27% sequer o fazem, de acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

“Estamos muito animadas com esse lançamento. O segmento da Lumas é o protagonismo da mulher, tem empoderamento maior do que cuidar de si, do que se amar? Queremos conseguir despertar mulheres normais como a gente para se cuidarem e especialmente, engajar outras mulheres a se despertarem para o autocuidado”, ponderou Fernanda. 

LUMAS Outubro Rosa
A marca brasiliense Lumas tem o propósito de enaltecer a força e protagonismo feminino

 

LUMAS Outubro Rosa
A etiqueta lançou duas camisetas com a temática do Outubro Rosa, visando a conscientização sobre a doença

 

LUMAS Outubro Rosa
As t-shirts estampam as frases “O amor da minha vida sou eu” e “Eu me toco”

 

A marca, que tem o propósito de enaltecer a força e protagonismo das mulheres, também lançou uma campanha complementar nas redes sociais sobre o Outubro Rosa, chamada “Não apelide as partes íntimas”. Em um vídeo de 48 segundos, sete mulheres aparecem segurando objetos que representam os apelidos que os seios normalmente levam, como balões, limões, melões, entre outros. 

Marisa 

Quem também se mobilizou foi a Marisa, que convidou mulheres reais que venceram o câncer para estrelar a campanha. Intitulada de #BemJuntas, a ação visa mostrar que tornar o movimento coletivo contribui para o enfrentamento do tratamento. A comunicação faz parte da estratégia de conscientização da marca, que tem o combate ao câncer de mama como uma de suas principais bandeiras. 

A etiqueta também une forças com o Instituto Protea, que proporciona tratamento de câncer de mama para mulheres de baixa renda. No Dia Rosa, que acontece em 23 de outubro, parte das vendas de todo o setor feminino da marca será revertida em doação para a instituição. Além disso, serão doadas ao Protea 500 unidades de produtos especializados para mulheres mastectomizadas.

Compartilhando relatos reais, foram convidadas cinco mulheres: Linda Rojas, que venceu o câncer de mama duas vezes; Giulianna Nardini, diagnosticada com  apenas 21 anos de idade; Mari Alixandre, escritora, mãe e sobrevivente da doença; Zarah Flor Rizzo, que em maio deste ano venceu a batalha contra a enfermidade; e a aliada Carol Rocha, mais conhecida como Tchulim, um fenômeno das redes sociais — e aliada da causa. Ela participa da iniciativa mostrando que todas as mulheres precisam se cuidar.

“O conceito da campanha traz em si uma verdade absoluta: todas as mulheres correm riscos quando o assunto é o câncer de mama. O papel da Marisa, como marca que coloca as mulheres no centro de tudo, é ser uma viabilizadora tanto para a discussão quanto para ações de prevenção à doença”, afirma Paula Martins de Oliveira, head de marketing da Marisa. 

Na próxima quarta-feira (13/10), 149 lojas Marisa espalhadas pelas principais cidades do país irão ganhar vitrines especiais sobre o Outubro Rosa. A ambientação segue por todo o espaço, com sinalizações sobre o tema e uma coleção dedicada para mulheres que já passaram pela mastectomia. 

Marisa OUTUBRO ROSA
A Marisa convidou mulheres reais que venceram o câncer para estrelar a campanha

 

Marisa OUTUBRO ROSA
Intitulada de #BemJuntas, a ação visa mostrar que tornar o movimento coletivo contribui para o enfrentamento do tratamento

 

Marisa OUTUBRO ROSA
No Dia Rosa, que acontece em 23 de outubro, parte das vendas de todo o setor feminino da marca será revertida em doação para o Instituto Protea

 

Marisa OUTUBRO ROSA
Na quarta-feira (13/10), 149 lojas Marisa espalhadas pelas principais cidades do País irão ganhar vitrines especiais sobre o Outubro Rosa

 

Le Lis Blanc

Quem também se mobilizou foi a Le Lis Blanc. Fortalecendo a parceria com o Instituto Protea, a grife criou produtos exclusivos para a data, com 100% dos lucros revertidos à ONG. Alcançando diferentes públicos, a marca desenvolveu uma camiseta, duas velas aromáticas e um modelo de cartão. 

A label também irá doar sessões de tratamento de câncer: a cada 21 camisetas comercializadas, que traz como estampa a flor Protea, será custeada uma sessão de quimioterapia; a cada 15 velas vendidas, uma sessão de radioterapia; e a cada 12 cartões, uma sessão de mamografia. 

Le Lis Blanc OUTUBRO ROSA
Fortalecendo a parceria com o Instituto Protea, a grife Les Lis Blanc criou produtos exclusivos para a data

 

Le Lis Blanc OUTUBRO ROSA
A marca desenvolveu uma camiseta, duas velas aromáticas e um modelo de cartão

 

Le Lis Blanc OUTUBRO ROSA
A label também irá doar sessões de tratamento de câncer

 

Não para por aí. Como parte da campanha, lojas icônicas da Le Lis, como a de Casa Forte, em Recife, ganharam iluminação cor de rosa durante seus horários de funcionamento noturnos. 

Outras ações

Enquanto a maioria das marcas decidiu lançar produtos, algumas preferiram presentear diretamente as pessoas afetadas pelo câncer de mama. A Pantys, pioneira na criação de calcinhas absorventes no Brasil, e a healthtech especializada em mapeamento genético meuDNA firmaram parceria no mês de outubro para dar visibilidade à importância da causa.

A união resultou no projeto “Outubro Rosa sem medo”. Por meio de pesquisas, as marcas entenderam que as mulheres ainda têm medo de falar em prevenção desse câncer e, por isso, querem estimular o debate, aliando o uso da tecnologia como forma de se prevenir. 

Consolidando a colaboração, até o dia 18 de outubro, a Pantys oferece 10% de desconto para os clientes do meuDNA, enquanto o meuDNA terá descontos nos produtos das categorias Saúde e Premium. Vale ressaltar que o meuDNA Saúde representa uma potente forma de prevenção ao câncer de mama, uma vez que é o teste mais avançado do país para identificar a predisposição, doenças graves e cânceres genéticos. 

Pantys OUTUBRO ROSA
A Pantys, pioneira na criação de calcinhas absorventes no Brasil, e a meuDNA firmaram parceria no mês de outubro

 

Pantys OUTUBRO ROSA
A união resultou no projeto Outubro Rosa sem medo

 

Pantys OUTUBRO ROSA
A Pantys oferece 10% de desconto para os clientes do meuDNA, enquanto o meuDNA terá descontos nos produtos das categorias Saúde e Premium

 

Outubro Rosa 

Realizada anualmente, a campanha do Outubro Rosa visa promover a conscientização sobre o câncer de mama,  proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade. O movimento surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, tomando proporções internacionais. No Brasil, o primeiro ano oficial da ação foi em 2002 e, desde então, empresas e sociedade civil têm se unido para contribuir com a causa.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020 — o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. O quadro é apontando como a causa mais frequente de morte por câncer nessa população. São estimados 684.996 óbitos para esse ano. 

Tais estatísticas reafirmam a importância da campanha para conscientizar e comprovam o quanto as  medidas de educação preventiva são fundamentais para o controle desse tipo de neoplasia. Por isso, é necessário estimular a maior participação feminina nos mutirões que realizam exames gratuitos para detecção da doença e o autoexame. 

 

Colaborou Marcella Freitas

Últimas notícias